Setembro Amarelo: Veja filmes que abordam temas de saúde mental

Foto: iStock.
No mês do setembro amarelo, a saúde mental se torna pauta de várias discussões. E a arte, especialmente o cinema, muitas vezes consegue discutir temas difíceis de forma acessível, e nos faz sentir empatia por pessoas com problemas mentais, aumentando assim a conscientização sobre o tema.
Portanto, confira a seguir uma lista de filmes que abordam diferentes temas relativos à saúde mental, e se informe e se emocione.
Nise: O Coração da Loucura (Disponível no Now da Claro e no YouTube)
Esta produção nacional é baseada na história real da psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento de esquizofrenia no Brasil dos anos 1950. Interpretada por Glória Pires, Nise assume um cargo em hospital do Rio de Janeiro e fica indignada com o tratamento dispensado aos pacientes e inicia uma nova abordagem, mais humana e voltada à arte, para melhorar as condições de vida no hospital. É um drama emocionante que fala sobre a evolução da psiquiatria.
Veja o trailer abaixo:
O Mínimo para Viver (Disponível na Netflix)
Este drama sensível aborda um problema muito comum, especialmente entre as mulheres: a anorexia. A jovem Ellen (vivida por Lily Collins) sofre com a doença por muito tempo e não consegue se livrar da doença. Mas quando ela conhece um médico com uma abordagem não convencional, a vida dela dá uma guinada. Com o astro Keanu Reeves no elenco, o filme provocou debate entre o público quando foi lançado na Netflix.
Veja o trailer abaixo:
Melhor é Impossível (Disponível na HBO Max)
Este filme marcante dos anos 1990 mostra com bom humor e romance uma história sensível de um escritor obsessivo-compulsivo que é grosseiro e sarcástico com todos ao seu redor. No entanto, quando seu vizinho é hospitalizado, o escritor acaba tendo que cuidar do cachorrinho dele, o que acaba provocando mudanças em sua vida. O filme rendeu Oscars de melhor ator e atriz para Jack Nicholson e Helen Hunt, respectivamente, e abordou com sensibilidade o TOC.
Veja o trailer abaixo:
Divertida Mente (Disponível no Disney +)
A lista ficaria incompleta sem esta animação já marcante dos estúdios Pixar, que consegue, além de entreter crianças e adultos, transmitir conceitos psicológicos de forma simples para os pequenos. Na história, as emoções da pequena Riley, de 11 anos, entram em conflito dentro da sala de comando da sua mente, quando ela e sua família se mudam para outra cidade, e a Alegria e a Tristeza se envolvem numa grande aventura e precisam trabalhar juntas para salvar a mente da menina.
Veja o trailer abaixo:
Leia mais:
Setembro Amarelo: saiba como a alimentação pode influenciar na saúde mental
O sucesso dos filmes de terror em 2025: Por que tanta gente gosta de se assustar no cinema?
Bicho de Sete Cabeças (Disponível na Netflix)
Baseado em fatos reais, este drama marcante do cinema nacional conta com grande atuação de Rodrigo Santoro no papel de um jovem que não se dá bem com o pai. Quando o relacionamento entre os dois degringola, o pai interna o filho numa instituição psiquiátrica, onde o rapaz vai conviver com pacientes com problemas mentais de verdade e se deparar com as condições terríveis de tratamento. O filme é forte, mas vale a pena pelo enfoque altamente psicológico. Tanto que é até hoje é exibido em escolas, mais de 20 anos após o seu lançamento.
Veja o trailer abaixo:
Close (Disponível na Netflix)
Indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro, essa produção franco-belga aborda com sensibilidade temas como bullying, amadurecimento e aceitação na juventude. Conta a história de dois garotos de 13 anos que possuem uma amizade muito próxima. Porém, um dia, essa amizade é interrompida devido a conversas na escola. Esse rompimento entre eles acaba tendo consequências inesperadas, neste belo drama.
Veja o trailer abaixo:
O Lado Bom da Vida (Disponível no Prime Video)
Com um grande elenco e uma trama que mistura humor, romance e enfoque psicológico, este filme rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Jennifer Lawrence. A produção conta a história de Pat (interpretado por Bradley Cooper), que tem problemas emocionais e se recupera do seu divórcio. Ele volta a morar com os pais e se mostra disposto a mudar de vida, e acaba conhecendo a sua vizinha, Tiffany (Lawrence), outra jovem com problemas psicológicos, que promete ajudá-lo a reconquistar a esposa. Para isso, ambos se inscrevem num concurso de dança e, ao longo da convivência, vão ter de resolver seus problemas.
Veja o trailer abaixo:
