MTV, Nickelodeon e Comedy Central vão encerrar transmissões no Brasil em 2025

(Foto: reprodução)
A MTV Brasil, Nickelodeon, Comedy Central e outros três canais terão suas atividades encerradas em definitivo no dia 31 de dezembro de 2025. A decisão é da Paramount Global, dona da rede de canais. A medida integra uma reestruturação global da empresa, que também encerrará cinco canais musicais da MTV no Reino Unido na mesma data.
De acordo com fontes do setor, a decisão foi motivada por queda na receita publicitária e redução no número de assinantes nos serviços de TV Paga. A partir de 2026, a Paramount concentrará suas atividades no Brasil exclusivamente nas plataformas de streaming; Paramount+ e PlutoTV, sem parcerias com operadoras de TV por assinatura. A transmissão de eventos esportivos, como a Copa Libertadores da América, continuará normalmente. Outros canais que também serão encerrados na mesma data no país são: Nick Jr, Paramount e Mtv Live.
No Reino Unido, os canais MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live também serão encerrados, segundo informações da BBC. O canal MTV HD permanecerá ativo, com programação voltada a reality shows, incluindo Naked Dating UK e Geordie Shore. Procurada pela emissora britânica, a Paramount não comentou oficialmente a decisão.
Criada em 1981 nos Estados Unidos, a MTV se tornou um ícone da cultura pop, transmitindo momentos marcantes da história da música, como o lançamento do videoclipe Thriller, de Michael Jackson, e os shows do Live Aid, em 1985. Na Europa, a emissora estreou em 1987, e o canal dedicado ao Reino Unido iniciou operações em 1997.
No Brasil, a MTV fez sua estreia no dia 20 de outubro de 1990, com uma programação voltada a música. A emissora operou no país com programação nacional até 2013, quando o grupo Abril entregou os direitos de volta para o grupo Viacon, que manteve a MTV Brasil no ar até os dias atuais, mas importando a programação internacional do canal, mais focada em reality shows, como o “De Férias com o Ex”.
Leia mais
Relembre os sete acústicos mais populares da MTV no Brasil
Capital Inicial: da ‘segunda divisão do rock’ a uma das bandas mais bem sucedidas da atualidade
O fim dos canais musicais reflete mudanças no consumo de videoclipes, que migraram para plataformas digitais como YouTube e redes sociais. Desde 2011, a MTV principal abandonou a exibição de videoclipes, concentrando esse conteúdo em canais secundários. O tradicional MTV European Music Awards segue suspenso, após a fusão da Paramount com a Skydance Media, aprovada em julho de 2025.

A Nickelodeon, conhecida por produções como Rugrats, Doug, Hey Arnold! e iCarly, esteve entre os dez canais mais assistidos da TV por assinatura na década de 2010.
Segundo veículos internacionais, a Paramount também deve encerrar canais da MTV em outros países, incluindo Austrália, Polônia e França, embora ainda não haja um cronograma definido para essas mudanças.
*Com informações da Rolling Stone.
