As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Relembre os sete acústicos mais populares da MTV no Brasil

Confira os discos que mais fizeram a diversão do público
Relembre os sete acústicos mais populares da MTV no Brasil

(Foto: reprodução)

Entre 1990 e 2013, a MTV Brasil, operada por um acordo entre Viacom e Grupo Abril, exibiu diversos programas da filial americana, sendo o mais famoso o Acústico MTV (Unplugged). O formato acústico proporcionava shows intimistas, sem instrumentos elétricos, e no Brasil todos os episódios se transformavam em CDs e DVDs. Muitos desses álbuns ajudaram a revitalizar a carreira de artistas, seja pelo sucesso em vendas ou pela importância histórica de cada apresentação.

Sandy & Júnior

(Foto: Reprodução)

Lançado em 2007, o disco feito pela dupla Sandy & Júnior foi um marco para carreira da dupla, pois foi o seu último trabalho antes dos irmãos seguirem suas carreiras, conforme fazem até hoje. Quando anunciaram o encerramento das atividades da dupla, eles decidiram gravar o acústico como seu trabalho de despedida.

Com arranjos feitos pelo próprio Júnior, o disco reuniu os principais sucessos da dupla, como “Inesquecível”, “A Lenda”, “As Quatro Estações” e até uma versão da canção que os tornou conhecidos “Maria Chiquinha”. O lançamento do disco seguiu a uma turnê histórica, que terminou com o fim de uma das duplas mais famosas do Brasil.

Titãs

(Foto: Reprodução)

Lançado em 1997, o acústico MTV dos Titãs comemorou os 15 anos de trajetória do grupo formado por nada menos que sete músicos, entre eles, quatro cantores. Curiosamente, a banda não queria gravar o projeto, por achar que a sonoridade pesada de suas músicas não combinava com o formato. Mas foi a rivalidade com o Paralamas do Sucesso que fez o Titãs decidir fazer o projeto.

Além de ser um dos cinco mais vendidos da série, um total de 1,7 milhão de cópias, Titãs foi o responsável por popularizar os acústicos de modo geral, de modo que várias bandas dos anos 1980 vieram a gravar um disco neste formato, inclusive os próprios Paralamas, em 1999. Várias escolhas feitas pela banda se tornaram padrão em outros discos posteriores da série, como o uso de uma orquestra completa, convidados em determinadas faixas e a gravação de música novas.

O disco também foi responsável por trazer os Titãs de volta à popularidade, coisa que não acontecia desde 1989. Com isso, o acústico também passou a ser conhecido como o projeto que ressuscitava artistas com longas carreiras, mas que já estavam em um momento mais “em baixa” de sua trajetória.

Legião Urbana

(Foto: Reprodução)

O Titãs foi a primeira banda de rock brasileira lançar um acústico, mas não foi a primeira a gravar o show neste formato. O primeiro foi o Barão Vermelho, que nunca lançou o show oficialmente em disco, e na sequência, veio Legião Urbana, que gravou em 1992, escolhendo as músicas mais intimistas do seu repertório em um show muito simples, com apenas dois violões e uma percussão.

Com o sucesso dos acústicos, em 1999 o programa foi lançado em CD e DVD, impulsionado pela música “Hoje a Noite Não Tem Luar”, que foi um grande sucesso. Por ter sido lançado três anos após a morte de Renato Russo, o disco também foi um sucesso em vendas, alcançando 1,5 milhão de vendas. 

Roberto Carlos

(Foto: Reprodução)

Lançado em 2001, esse foi o CD/DVD mais polêmico de todos os acústicos feitos pela MTV Brasil. Desde o início do projeto, a Globo tentou impedir a gravação, pois não queria a imagem do rei associada à MTV, dado o contrato de exclusividade que o artista tinha com a “poderosa”, por conta dos seus tradicionais especiais de fim de ano.

Contrariando a emissora, Roberto Carlos fez o seu acústico assim mesmo. Esse foi o único acústico que não foi exibido na emissora. Era padrão que todos os acústicos produzidos pela MTV fossem exibidos como um programa da emissora, uma semana antes do lançamento do disco/DVD.


Leia mais:

Capital Inicial: da ‘segunda divisão do rock’ a uma das bandas mais bem sucedidas da atualidade

Renato Russo faria 65 anos; saiba quais são as músicas mais tocadas


Duas horas antes da exibição, a Globo entrou com uma liminar que impediu a MTV de exibir o programa. Essa mesma liminar tirou o CD e DVD das prateleiras cerca de um ano após o seu lançamento. Mesmo assim, o acústico MTV Roberto Carlos foi o terceiro mais vendido da série, com 1,6 milhão de cópias. O álbum ficou anos fora do Spotify, entrando no serviço de streaming em 2022, depois que a marca “acústico MTV” caducou no país.

Cássia Eller

(Foto: Reprodução)

Lançado em 2001, o acústico da Cássia Eller foi um grande sucesso. O disco saiu após a popularidade do álbum “Com Você Meu Mundo Ficaria Completo”, que consolidou a parceria de Cássia com Nando Reis, que assina grandes sucessos da cantora, como Luz dos Olhos, Segundo Sol e Relicário.

Infelizmente, esse foi o último trabalho feito por ela. Durante a turnê do disco, a cantora faleceu, em 29 de dezembro, aos 39 anos, vítima de uma parada cardíaca. O disco, que já ia bem em vendes, passou a vender ainda mais, chegando a 1 milhão de cópias.

 

Capital Inicial

(Foto: Reprodução)

Outro disco polêmico da série que acabou sendo um dos maiores sucessos da série. O Acústico MTV do Capital Inicial quase não aconteceu, dado os altos e baixos vividos pelo grupo. Porém, por ordem direta da Abril, que era a gravadora da banda, e também a dona da filial da emissora no Brasil, a MTV foi obrigada a produzir o show.

Contrariando todas as expectativas, o acústico do Capital Inicial foi um sucesso absoluto, 10 das 14 músicas gravadas pela banda no foram hits, como “Primeiros Erros”, “Tudo que vai” e “Natacha” e pela primeira vez em 15 anos, o Capital Inicial viveu o seu auge. O disco foi responsável por colocar o Capital entre as grandes bandas de rock da atualidade e até hoje considerado o melhor trabalho do quarteto de Brasília.

Kid Abelha

(Foto: Reprodução)

O acústico do Kid Abelha é aquele que mais vendeu de todos os trabalhos produzidos pela emissora, com impressionantes 2 milhões de cópias vendidas. Lançado em 2002, o acústico MTV do Kid Abelha, ajudou a recolocar o grupo nas paradas de sucesso.

O diferencial desse acústico foi trazer as canções de pop rock eletrônico para um clima mais suave, grandes sucessos do grupo, como “Lágrimas e Chuva”, “Fixação” e “Como Eu Quero” ganharam um ar mais MPB com rock, que conquistou um público novo para o grupo. Foi o acústico que mais tocou ao longo de 2002 e o disco mais famoso do grupo até hoje.