Faleceu neste sábado, 25, o músico e humorista Juca Chaves. Ele tinha 84 anos e morreu na Bahia, onde morava: Chaves estava internado no hospital São Rafael, na capital bahiana. A causa da morte não foi informada.
Jurandyr Czaczkes Chaves, nome do artista, nasceu em 22 de outubro de 1938, no Rio de Janeiro, mas morava em Salvador havia décadas. Ele vivia no bairro de Itapuã com a família.
Juca Chaves ficou conhecido como “menestrel maldito”, apelido que lhe foi dado por Vinicius de Moraes. O compositor tinha formação em música clássica e começou a carreira profissional em 1955, na TV Tupi, em São Paulo, aliando comentários sociais com bom humor, muitas vezes ácido.
Leia mais:
Baixista do Raimundos, Canisso morre aos 57 anos em Brasília
Morre o ator e diretor Antônio Pedro, no RJ
Durante a ditadura militar, Juca Chaves foi exilado e viveu seis anos fora do Brasil. Nas décadas de 1980 e 1990, seus discos com paródias e músicas bem humoradas faziam enorme sucesso. Dentre suas músicas de maior sucesso, destacam-se “A cúmplice”, “Menina”, “Que saudade” e “Presidente Bossa Nova”. Suas apresentações ao vivo também lotaram teatros por todo o país.
Chaves chegou a ser candidato ao Senado pela Bahia em 2006 pelo PSDC, mas não se elegeu.
Em 2015, voltou a ganhar destaque na mídia com uma sátira sobre a situação política do Brasil e na qual defendia a Operação Lava Jato.
O artista deixa uma viúva, Yara Chaves, com quem era casado desde 1975, e duas filhas.