Memes e figurinhas: como o humor digital aproxima idosos na internet

Foto: Pixabay
As figurinhas de bom dia no WhatsApp, orações em formatos de GIFs e vídeos curtos com piadas podem parecer só diversão, mas para os idosos é uma forma de se conectar com amigos, familiares e com o próprio mundo digital.
Em entrevista à Rede Onda Digital, Norma Araújo, conhecida como a “Manazinha”, possui mais de 30 anos de experiência em teatro, cinema e tv. Ela é natural de Manaus, nascida em 1953, e é atriz profissional, atuou em teatro e na novela “Bambolê” da Rede Globo. Além disso, trabalhou como produtora em várias televisões, foi diretora do grupo de teatro do SESC por cinco anos, e fez sucesso com o Programa da Norma que ficou no ar por 25 anos.
Desafios
Ao falar sobre a inclusão dos mais velhos na era digital, Manazinha revelou que essas interações são desafiadoras e possuem impacto profundo na vida das pessoas.
“Olha, nada é tão fácil, é desafiador, sim, mas eu me considero uma mulher do meu tempo, uma mulher de hoje. Então, lógico que tem desafios, não sou tão rápida quanto a minha filha, eu não consigo fazer algumas coisas que ela consegue, mas eu tô sempre aprendendo e vendo tudo, sem problema”, disse.
Veja o vídeo:
Leia mais
Entenda como funciona o Pix automático, lançado nesta quarta (4)
Haters
Norma também destacou os impactos da internet na vida dos idosos, lembrando que a inclusão digital nem sempre está associada ao fortalecimento da autoestima. Segundo ela, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para lidar com comentários negativos, termo conhecido na internet como hate (do inglês, “ódio” ou “raiva”), que podem abalar emocionalmente quem não tem uma base sólida de autoconfiança.
“A rede social, ela tem haters, né? Então os haters acabam com você, acabam com a autoestima. Eu acho que a coisa da autoestima é um desenvolvimento pessoal, que eu acredito muito nisso. Você tem que saber quem é você, o que é que você veio fazer nesse mundo e por que você está aqui. Eu acho que é a missão, a gente aprende isso, né? E aí com a autoestima você consegue se desenvolver muito melhor aqui, porque você consegue aceitar a crítica sem pirar. ‘Ai, vou parar com tudo porque alguém não gostou do que eu postei’, disparou a ex-apresentadora.
Veja o vídeo:
Paciência com os idosos
“Quando você chegar lá, você vai passar por críticas também, né? E falta de paciência. Então tenha mais paciência com as pessoas que, às vezes, né? Nem é só o idoso, mas às vezes a pessoa, né? Ela é mais lenta, tem um tempo diferente”, finalizou.
