Globo se pronuncia após críticas sobre comparações a Band e HBO em evento publicitário

(Foto: TV Globo)
A Globo divulgou nesta terça-feira (14/10) um posicionamento oficial após críticas geradas por comparações feitas a emissoras concorrentes durante o Upfront, evento realizado na segunda-feira (13/10) voltado ao mercado publicitário e no qual foram apresentadas as atrações de 2026.
No comunicado, a emissora afirmou que não teve a intenção de desmerecer outros canais ou plataformas e ressaltou que comparações de dados e audiência são práticas comuns em eventos do setor. Segundo a nota, tais informações têm o objetivo de valorizar o trabalho coletivo da indústria e destacar a relevância da emissora junto ao público.
“Fazer comparações entre conteúdos, emissoras e plataformas não significa, em hipótese alguma, o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais. Pelo contrário: em um mercado saudável, há consideração pelo trabalho realizado pela concorrência, que valoriza a excelência coletiva e impulsiona toda a indústria. E porque acredita nisso, a Globo tem sistematicamente homenageado talentos de outras emissoras em seus programas. Nenhum outro veículo tem seus dados de audiência tão expostos e debatidos como a Globo. E nós consideramos isso como parte da relevância que construímos todo dia com o público.”
Leia mais:
Ator de Malhação, Felipe Back Selau é encontrado morto em apartamento em SP
Noiva chega de caminhão à igreja em homenagem ao pai caminhoneiro em Pernambuco
Durante a apresentação, foram feitas menções à Band e à HBO. William Bonner comentou a volta da Fórmula 1 à Globo, destacando a transmissão do campeonato pela Band. A chef Renata Vanzetto, jurada do Chef de Alto Nível, comparou o reality ao MasterChef, também da Band, ressaltando a diferença de audiência entre os programas.
O humorista Eduardo Sterblitch citou a HBO, comparando os números de Vale Tudo com Beleza Fatal, e apontou a diferença de público entre as duas produções.
A Globo reforçou que o objetivo das comparações não é criticar ou menosprezar concorrentes, mas sim apresentar dados de audiência e desempenho, reforçando o papel da emissora no mercado e a importância de valorizar o setor audiovisual como um todo.
