A Academia Brasileira de Cinema anunciou hoje, dia 5, que o filme “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, é o escolhido do país para disputar uma vaga no Oscar 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional.
O filme retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. O longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas de seus filhos Deivid e Eunice.
Leia mais:
VEJA NOVO TRAILER: Avatar será relançado nos cinemas em setembro
Will Smith é banido do Oscar por 10 anos devido a tapa em Chris Rock
“Marte Um” foi exibido no começo do ano no festival norte-americano de Sundance, dedicado ao cinema independente, e foi posteriormente premiado no Festival de Gramado (Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Prêmio Especial do Júri). Ele estreou no circuito brasileiro em 25 de agosto.
Segundo Bárbara Cariry, presidente do Comitê de Seleção que escolheu o longa-metragem:
“a escolha de ‘Marte Um’ para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas”.
Agora, o filme tentará ocupar uma das cinco vagas na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar. A cerimônia do Oscar 2023 está prevista para ser realizada em 12 de março.