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Empresa de Virginia Fonseca é autuada por atrasos e falhas no atendimento

Segundo o Procon, práticas como o uso de promoções em lives, sem garantir estoque ou cumprimento dos prazos, configuram descumprimento de oferta.
Empresa de Virginia Fonseca é autuada por atrasos e falhas no atendimento

Foto: Reprodução/Instagram da WePink

A empresa de cosméticos Wepink, da influenciadora Virginia Fonseca, foi autuada pelo Procon Goiás por descumprir prazos de entrega e apresentar falhas no atendimento ao consumidor antes e depois da compra. Entre 2024 e 2025, o órgão recebeu cerca de 340 reclamações, incluindo atrasos prolongados e produtos não entregues adquiridos pelo site. A informação é do site Terra.

Segundo o Procon, práticas como o uso de promoções em lives, sem garantir estoque ou cumprimento dos prazos, configuram descumprimento de oferta. O superintendente do órgão, Marco Palmerston, destacou que o consumidor tem direito à substituição do produto, reembolso e ressarcimento de custos adicionais quando há atraso ou não entrega.

Em nota ao site Terra, a Wepink afirmou ter respondido às notificações e garantiu que os atrasos frequentes já teriam sido resolvidos. A empresa ainda destacou índice de 93% de resolução de problemas na plataforma Reclame Aqui.

“Hoje a Wepink não sofre mais com atrasos frequentes, tanto que é nota 8.1 na plataforma Reclame Aqui, contando com um índice de 93% de resolução, coisa que poucas empresas do e-commerce conseguem”. A empresa também contestou o auto de infração, alegando que houve apresentação de defesa, e disse acreditar que “tudo será esclarecido junto ao Procon-GO nos próximos dias”.

Paralelamente, o Ministério Público de Goiás (MPGO) ajuizou ação civil pública contra a Wepink e os sócios Virgínia Fonseca, Thiago Stabile e Chaopeng Tan, apontando práticas abusivas, como falta de entrega, resistência a devoluções, atendimento automatizado ineficaz, remoção de críticas nas redes sociais e venda de produtos com defeito.

O MPGO pede suspensão das lives promocionais até regularização das pendências, criação de canal de atendimento humano com respostas em até 24 horas, mecanismo simplificado de cancelamento e reembolso, multa diária de R$ 1 mil por descumprimento e indenização por dano moral coletivo de R$ 5 milhões, além de reparação individual aos consumidores lesados.