“Aposte em grupos de alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas como couve, repolho e couve-flor – os chamados vegetais crucíferos. Em relação a bebidas introduzir o limão e chás feitos com ervas que ajudam na limpeza hepática, como dente-de-leão e silimarina”, pontua a profissional.
Alimentos anti-inflamatórios podem ser introduzidos na dieta depois e até mesmo antes dos eventos.
“São alimentos ricos nutricionalmente e fonte de gorduras boas. Além disso, se consumido antes da ceia, ajudam a reduzir a fome e você não exagera. Frutas, vegetais, suco verde (que tem valiosas propriedades antioxidantes)”, indica.
Para quem for beber bebidas alcoólicas, ela também deu dicas para se recuperar da ressaca.
Leia mais:
Em Manaus, Réveillon Sustentável deve receber 100 mil pessoas
“Para recuperar deve tomar café, beber bastante água , fazer uma alimentação saudável , beber chás com mel , suco de frutas e sopa . Outra dica importante é dormir bem”, explica.
Mas a ressaca também pode ser evitada ou, pelo menos, chegar mais fraca.
“Nas refeições, alterne entre a bebida alcoólica e água e tente beber mais água do que o habitual para compensar”, indica Vieira.
Juliana diz que não há problema em confraternizar com a família e/ou amigos.
“Tudo depende das suas escolhas. Se você fizer as escolhas certas, não tem problema nenhum em comer o rango tradicional do Natal, sem exagerar, é claro”, destaca.
Ela listou alimentos que devem ser evitados na ceia:
“Molhos, pois geralmente são muitos gordurosos, frutas em calda, fios de ovos, as sobremesas hardcore , contém muito açúcar e corantes. Cuidado com farofa. Na maioria das vezes, as farofas servidas na ceia de Natal são muito calóricas e levam em sua receita ingredientes pouco saudáveis, como bacon, linguiça e etc. Mas isso varia muito, então você deve ficar ligado e comer apenas as farofas mais simples, ou com ingredientes mais saudáveis. Prefira o arroz integral, caso tenha essa opção”.
A nutricionista ressalta que alguns pratos e alimentos servidos na ceia do Natal e no Réveillon são nutritivos.
“O peru, lombo, pernil é uma boa opção na ceia de Natal do ponto de vista dos macronutrientes, contém boa quantidade de proteína e pouca gordura. Para reduzir a quantidade de gordura consumida, o ideal é consumir sem a pele e dar preferência para a parte que tem menos gordura”, finaliza.