As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Favorita no BBB 26, Ana Paula tem pai ligado à política da ditadura militar

A participante do BBB 26 adota posicionamentos públicos diferentes do patriarca
11/02/26 às 20:33h
Favorita no BBB 26, Ana Paula tem pai ligado à política da ditadura militar

Foto: Reprodução

A favorita para ganhar o prêmio de mais de R$ 5 milhões do BBB 26, a jornalista Ana Paula Renault também está no centro de debates fora do reality por causa da trajetória política do pai, Gerardo Renault, de 96 anos. Ele atuou em partidos que deram sustentação à ditadura militar brasileira (1964–1985) e atualmente recebe pensão pelos serviços prestados naquele período.

Segundo informações publicadas pelo Splash, do UOL, Gerardo foi deputado estadual e federal pela Arena (Aliança Renovadora Nacional), legenda criada para apoiar o regime militar. Após o fim da ditadura, filiou-se ao PDS, partido sucessor da sigla. Em Minas Gerais, ocupou cargos de liderança política nos anos 1970 e, em 1991, assumiu a presidência do Instituto de Previdência do Legislativo de Minas Gerais (Iplemg), função que ainda exerce.


Leia mais

BBB 26: Sol Vega é expulsa após agredir Ana Paula Renault durante discussão

Dor e medo de recaída: por que Ana Paula Renault evita esforços no BBB 26?


Dados divulgados no fim de 2025 indicam que a aposentadoria do ex-parlamentar gira em torno de R$ 18 mil. Nas redes sociais, críticos costumam associar Ana Paula a esse passado político, sobretudo após ela afirmar no programa que recebe ajuda financeira do pai.

Apesar disso, a participante do BBB 26 adota posicionamentos públicos diferentes do patriarca. Ela costuma defender pautas sociais e já foi citada em especulações sobre possível entrada na política pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o que evidencia o contraste entre as trajetórias.