Além de “Tremembé”: Conheça documentários sobre os criminosos retratados na série

Foto: Divulgação
A série “Tremembé”, do Prime Video, virou objeto de grande discussão no país ao abordar a história do “presídio dos famosos” no interior de São Paulo, através da ótica de alguns dos seus detentos mais “ilustres”, pessoas que cometeram crimes que chocaram o Brasil.
Assistiu à série e ficou curioso sobre as histórias dos personagens? Talvez o público mais jovem também não tenha noção do impacto dos crimes que essas figuras cometeram. Então, vale a pena conhecer os seguintes documentários sobre os personagens e o que fizeram na vida real.
Suzane von Richthofen e os irmãos Cravinhos

Interpretada por Marina Ruy Barbosa em “Tremembé”, Suzane é talvez a maior estrela do seriado. E não é exagero dizer que o caso von Richthofen parou o Brasil: Suzane Von Richthofen foi condenada em 2003 a 39 anos de prisão por ter matado os próprios pais.
Em 31 de outubro de 2002, ela abriu a porta de casa para o namorado, Daniel Cravinhos, e o irmão dele, Cristian Cravinhos, para que eles cometessem os assassinatos do pai e da mãe de Suzane enquanto dormiam. Eles foram mortos a golpes de marreta. O objetivo do crime era dividir a herança da família.

Quer saber mais detalhes sobre o caso? Uma boa pedida é o documentário “Suzane von Richthofen”, o quarto episódio da série “Anatomia do Crime”, que analisa o assassinato e o perfil psicológico da criminosa. A série “Anatomia do Crime” está disponível na Apple TV.
O crime também inspirou a trilogia de filmes de ficção “A Menina que Matou os Pais”, “O Menino que Matou Meus Pais”, e “A Menina que Matou os Pais: A Confissão”, que abordam o caso por diferentes pontos de vista. Os três filmes estão disponíveis no Prime Video.
Veja o trailer abaixo:
Alexandre Nardoni

Interpretado em “Tremembé” pelo ator Lucas Oradovschi, Nardoni também foi figura-chave em outro crime de grande repercussão nacional, a morte da filha dele, a menina Isabella Nardoni, de 5 anos.
Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá foram condenados por matarem Isabella – filha do próprio Alexandre. A criança foi esganada e jogada pela janela do sexto andar, conforme apontam as investigações. O crime ocorreu em 29 de março de 2008.
Ana foi condenada a 26 anos e 8 meses pela morte da enteada e saiu da cadeia em 2023. Já Alexandre pegou pena de 30 anos e foi liberado no ano passado, após cumprir 40% da pena. Eles nunca assumiram a culpa pela morte da menina.
O crime foi tema do elogiado documentário “Isabella: O Caso Nardoni”, lançado em 2023 na Netflix. Vale a pena assistir – Veja o trailer abaixo:
Leia mais:
Suzane, Elize e outros: descubra por onde andam os criminosos da série “Tremembé”
Suzane von Richthofen retoma atividades de sua microempresa no Instagram em meio ao sucesso da série
Elize Matsunaga

Elize foi autora confessa do assassinato do então marido, Marcos Kitano, em 2012, em outro caso que abalou os brasileiros. Ela o matou com um tiro na cabeça e depois esquartejou seu corpo, na tentativa de se livrar dele. Elize foi condenada em 2016 a 19 anos de prisão: na série, ela é interpretada pela atriz Carol Garcia.
A minissérie documental sobre o caso, “Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime”, lançada em 2021, foi um grande sucesso para a Netflix. No momento de publicação desta matéria, a atração voltou ao Top 10 nacional da Netflix, sem dúvida por causa da repercussão de “Tremembé”. Se você nunca assistiu e se interessa por true crime, é uma boa hora.
Veja o trailer abaixo:
Roger Abdelmassih

O caso do ex-médico especializado em reprodução humana também chocou o Brasil. Ele foi acusado de estuprar mais de 30 pacientes enquanto estavam sedadas em sua clínica, durante tratamentos reprodutivos.
Após várias denúncias, Abdelmassih começou a ser investigado em 2009 e foi finalmente preso e condenado em 2010. No entanto, ele fugiu do Brasil e passou três anos foragido, sendo definitivamente preso só em 2014. Ele hoje tem 82 anos.
Em “Tremembé”, o personagem é interpretado por Anselmo Vasconcelos. Sobre o caso pavoroso, existe o documentário “Abdelmassih: Do Milagre ao Crime”, disponível na HBO Max. Veja o trailer abaixo:






