O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) informou, nesta quarta-feira (25/09), ao portal Rede Onda Digital que todas as urnas eletrônicas para os 61 municípios do interior já começaram a ser enviadas. E mesmo com a severa estiagem no Estado, o transporte fluvial ainda está sendo utilizado para a distribuição das urnas nas cidades ainda com acesso pelos rios.
A Corte Eleitoral planejou uma logística específica para as eleições de 2024 devido à dificuldade de navegabilidade na região no período de seca no Estado, que vai se prolongar até depois do segundo turno, no dia 27 de outubro. Além das vias fluvial e terrestre, as urnas serão encaminhadas também por traslado aéreo para os municípios mais distantes ou em isolamento pela vazante.
Em atendimento ao convênio com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as Forças Armadas ficam responsáveis pelo deslocamento das urnas eletrônicas por aeronaves para o interior. No caso do Amazonas, os equipamentos de votação serão transportados em helicópteros.
Leia mais:
TRE-AM inicia treinamento com 80 servidores para teste de integridade das urnas
TRE envia urnas eletrônicas para treinamento de mesários no interior do Amazonas
A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AM cuida da preparação e logística em relação às urnas eletrônicas no interior e capital, segundo o diretor de Comunicação do órgão, Cláudio Barboza. A pasta monitora desde o segundo semestre o avanço da vazante no Amazonas para garantir o envio das urnas para todos os locais de votação.
Para Manaus, maior colégio eleitoral do Amazonas, o TRE-AM iniciará a distribuição das urnas eletrônicas nesta sexta-feira (27/09) para todas as 13 zonas eleitorais da capital. A partir desta quarta-feira, faltam 11 dias para a realização do primeiro turno no dia 6 de outubro, quando os eleitores votarão para prefeito, vice-prefeito e vereador.