As campanhas para as eleições de 2024 em Manaus trouxeram uma variedade de bandeiras levantadas pelos novos 13 vereadores eleitos. Questões como segurança, saúde, direitos dos animais e renovação política foram os temas mais presentes nos discursos nas redes sociais.
As duas pautas mais defendidas estavam relacionadas à saúde e à segurança pública. A defesa pelos direitos e melhorias no atendimento de crianças autistas em Manaus apareceram nos discursos de, pelo menos, três novos vereadores eleitos. Já a segurança pública comandou, principalmente, as campanhas eleitorais dos candidatos Sargento Salazar e Coronel Rosses, ambos do Partido Liberal (PL).
A equipe de reportagem da Rede Onda Digital avaliou as redes sociais do novo “elenco” que vai assumir os assentos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) no ano que vem. Confira:
Sargento Salazar (PL)
O vereador mais votado de Manaus, com 22.594 votos, Sargento Salazar focou sua campanha na segurança pública, frequentemente usando vídeos de câmeras de segurança para ilustrar sua luta contra a criminalidade. Ele adotou o discurso em defesa do “cidadão de bem” e se posicionou fortemente contra o uso de drogas, além de apoiar pautas alinhadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Zé Ricardo (PT)
Zé Ricardo, o segundo mais votado, com 17.395 votos, enfatizou questões ligadas à educação, saúde e defesa dos direitos trabalhistas. Em suas redes sociais, destacou também a proteção aos animais e suas realizações como deputado, incluindo benefícios para igrejas e comunidades religiosas.
Marco Castilhos (União Brasil)
Com 14.621 votos, Marco Castilhos propôs um discurso de renovação política, prometendo mudanças na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Sua campanha nas redes sociais foi marcada por visitas aos bairros e interações diretas com os eleitores.
Aldenor Lima (União Brasil)
Eleito com 9.744 votos, Aldenor Lima, marido da deputada Joana Darc, trouxe a causa animal para o centro de sua campanha, resgatando animais e promovendo a adoção consciente. Ele é o primeiro médico veterinário a ocupar uma vaga na CMM, fortalecendo a defesa dos direitos dos animais.
Saimon Bessa (União Brasil)
Com 9.625 votos, Saimon Bessa, filho de Carlinhos Bessa, focou em denúncias sobre a precariedade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prometeu ser a voz de quem se sente desamparado pela política. Ele se posicionou como uma nova opção para os desiludidos com o cenário atual.
Eurico Tavares (PSD)
Eurico Tavares, eleito com 8.118 votos, defendeu pautas voltadas para crianças autistas e pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de projetos para povos indígenas. E destacou, ainda, sua base religiosa, aparecendo em vídeos de orações em igrejas e comunidades.
João Paulo Janjão (Agir)
Eleito com 7.555 votos, Janjão destacou o esporte como seu foco principal, comprometendo-se a ser a voz da área na CMM. Também defendi a renovação política e, assim como outros candidatos, usei vídeos em lojas para atrair o eleitorado cristão.
Coronel Rosses (PL)
Com 7.169 votos, o veterano da Polícia Militar, Coronel Rosses, que é irmão do deputado Delegado Péricles (PL), declarou a bandeira da segurança pública, prometendo atuar pela valorização da guarda municipal e no combate à criminalidade em Manaus.
Rodinei Ramos (Avante)
Eleito com 6.713 votos, Rodinei Ramos deu destaque aos direitos dos mototaxistas e às propostas para melhorar a segurança pública e a saúde na capital.
Rodrigo de Sá (PP)
Com 5.781 votos, Rodrigo de Sá focou em seus feitos como ex-diretor do Detran-AM, destacando projetos sociais como a CNH Social e a Escola Pública de Trânsito, além de prometer novas iniciativas para a segurança no trânsito.
Pai Amado (Avante)
Carlos Alberto, conhecido como Pai Amado, eleito com 5.627 votos, priorizou questões de infraestrutura, mostrando em suas redes sociais obras de asfaltamento, iluminação pública e melhorias em campos de futebol, promovidas pela prefeitura.
Paulo Tyrone (PMB)
Com 4.670 votos, Paulo Tyrone centrou sua campanha em melhorias no transporte público, propondo a renovação da frota de ônibus e ampliando o número de vagas em creches. Ele também defendeu a acessibilidade para crianças autistas.
Sérgio Baré (PRD)
Eleito com 3.466 votos, Sérgio Baré defendeu a saúde, principalmente no que se refere à fisioterapia. Ele também abordou questões ligadas às crianças autistas e promoveu a necessidade de renovação no CMM.