O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), lidera as intenções de voto na capital amazonense, na modalidade estimulada, com 34,6%, conforme revela a mais recente pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen). Com uma vantagem de mais de 10% sobre o segundo colocado, Amom Mandel (Cidadania), que registra 23,8% das intenções de voto, David Almeida consolida sua posição como favorito na disputa.
A quarta pesquisa eleitoral do Ipen foi divulgada na manhã desta sexta-feira (02/08), faltando apenas três dias para o encerramento do prazo das convenções partidárias. Além de David Almeida e Amom Mandel, a pesquisa mostra Alberto Neto (PL) em terceiro lugar com 10% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Roberto Cidade (9,4%), Marcelo Ramos (4,9%), Wilker Barreto (1,6%), Natália Demes (1,3%) e Gilberto Vasconcelos (0,6%).
Saiba mais:
- Quaest: Nova pesquisa aponta crescimento de David e queda de Amom na corrida pela prefeitura
- David Almeida diz que Omar não impôs escolha de vice; e que vai respeitar sua decisão e a de Eduardo Braga
Modalidade espontânea
Na consulta enviada, onde os entrevistados mencionam seus candidatos sem uma lista prévia, David Almeida também liderou, com 16,4% das preferências. Amom Mandel aparece em segundo lugar, com 7,7%. Roberto Cidade e Alberto Neto estão técnicos empatados, cada um com 3,7%. Outros nomes incluídos incluem Marcelo Ramos (1,3%), Wilson Lima (0,9%) e Wilker Barreto (0,2%).
Cenários de segundo turno
O levantamento do Ipen também avaliou possíveis cenários de segundo turno, em todos os quais David Almeida sai vitorioso:
- David Almeida x Amom Mandel : David Almeida vence com 45,1%, enquanto Amom Mandel obtém 39,6%.
- David Almeida x Alberto Neto : David Almeida alcança 52,5% contra 28,1% de Alberto Neto.
- David Almeida x Roberto Cidade : David Almeida vence com 56,5%, e Roberto Cidade registra 25,5%.
- David Almeida x Marcelo Ramos : David Almeida obtém 59% das intenções de voto, contra 19,5% de Marcelo Ramos.
Metodologia da pesquisa
Uma pesquisa do Ipen entrevistou 1.000 pessoas entre os dias 25 e 30 de julho em todas as zonas de Manaus. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-07799/2024, a pesquisa possui um grau de confiabilidade de 95% e uma margem de erro de 3,09%.