O horário eleitoral gratuito, que inicia na próxima sexta-feira (30/08) em todo o Brasil. Em Manaus, o candidato Roberto Cidade (União Brasil) lidera em tempo de propaganda, enquanto Amom Mandel (Cidadania) terá o menor espaço para apresentar suas propostas aos eleitores.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Roberto Cidade terá totalizando 14 minutos e 24 segundos de exposição, além de 30 inserções diárias ao longo da programação das emissoras de rádio e TV. Essa vantagem se deve ao amplo arco de alianças formado por Cidade, que inclui sete partidos, garantindo-lhe uma representatividade expressiva no Congresso Nacional.
Por outro lado, Amom Mandel terá apenas dois minutos e 10 segundos, com cinco inserções diárias.
Apesar de estar em desvantagem no tempo de propaganda, Mandel será o primeiro a aparecer no horário eleitoral, seguido por Roberto Cidade, Marcelo Ramos (PT), Capitão Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante). A ordem foi definida por sorteio realizado pelo TRE-AM na última sexta-feira (23/08).
Saiba mais:
- Internautas acusam Amom Mandel de copiar vídeo de Duda Salabert, candidata à Prefeitura de Belo Horizonte
- Roberto Cidade movimenta campanha na zona oeste neste domingo (18)
O segundo maior tempo de propaganda ficou com Marcelo Ramos (PT), que terá nove minutos e 39 segundos, além de 20 inserções diárias.
Capitão Alberto Neto (PL), candidato escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, terá oito minutos e 10 segundos, com 15 inserções diárias. Já o atual prefeito, David Almeida (Avante), contará com sete minutos e 35 segundos, com 14 inserções ao longo da programação.
Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não terão direito a tempo de propaganda em rádio e TV. Essa exclusão ocorre porque suas siglas não possuem representatividade no Congresso Nacional, critério essencial para a concessão de tempo no horário eleitoral.
Horário eleitoral
O horário eleitoral gratuito, que dura 35 dias e se estende até 3 de outubro, será dividido em 60% do tempo para os candidatos a prefeito e 40% para os candidatos a vereadores. As emissoras de rádio e televisão devem reservar 70 minutos diários para a propaganda eleitoral, com inserções de 30 e 60 segundos distribuídas ao longo do dia.