O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lançou oficialmente nesta segunda-feira (03/06) à noite a pré-candidatura à reeleição. Na antiga residência no bairro Morro da Liberdade, zona Sul da capital, o chefe do Poder Executivo Municipal exaltou suas origens na periferia; relembrou a trajetória política com campanhas iniciadas também no lar onde cresceu; e afirmou ser um “prefeito da periferia”. Ele disse ainda que busca um vice-prefeito que se assemelhe às qualidades do atual ocupante do cargo, Marcos Rotta.
“No dia mais importante da minha vida política [quando assumiu interinamente como governador do Amazonas, em 9 de maio de 2017, após a cassação de José Melo], olha só, um cara que veio da periferia, que ganhou o primeiro mandato como deputado [estadual, nas eleições de 2006] – ele [David Almeida] era o presidente da Assembleia [Legislativa do Estado-Aleam], eu nem pedi e Deus me deu oportunidade de ser o chefe do segundo Poder, o Executivo. E no dia que eu tomei posse, eu disse que não posso esquecer as minhas origens. Eu vim almoçar o almoço governamental de posse do governador no mercado e feira porque foi de lá que eu saí [para a política]”, disse Almeida.
Ver essa foto no Instagram
Na presença de vários correligionários e políticos aliados, o prefeito de Manaus também reforçou a tese de que todas suas campanhas eleitorais vitoriosas tiveram o pontapé no Morro da Liberdade. Ele recordou ainda as mudanças implantadas e as previstas no seu atual mandato no Executivo no transporte coletivo, saúde, infraestrutura, educação, moradia e segurança pública.
“Eu quero aqui dizer para vocês [se dirigindo ao público] que todas as minhas vitórias, todas as minhas conquistas foram através da bondade e da bênção de Deus e do povo da minha cidade e do meu Estado […] Mas eu quero dizer que quando chegou alguém na Prefeitura [de Manaus] com as minhas origens e minha história […] hoje a cidade do Brasil que tem o maior percentual de ônibus com ar-condicionado é a cidade de Manaus […] Assumimos, tínhamos 42% de cobertura de saúde básica de atenção primária na cidade de Manaus, hoje nós temos 84%”, afirmou.
Leia mais:
David Almeida aproveitou o local de lançamento da pré-campanha à reeleição para fazer um anúncio de gestão. Ele realizará a regularização fundiária para moradores do Morro da Liberdade, São Lázaro e Betânia.
“A luta da minha mãe, do meu pai, da minha avó e do meu avô era que um dia pudéssemos ter um título definitivo das nossas terras”, disse.
No final do discurso, o prefeito de Manaus fez uma analogia das melhorias que considera que aplicou na sua gestão com a história bíblica do sofrimento do povo hebreu com a escravidão no Egito e a libertação por Moisés com a intervenção direta de Deus.
“Eu quero que vocês ajudem a lembrar essa cidade que quando assumimos essa cidade [em 2021], estava sendo sepultado nossos irmãos [mortos pela pandemia da Covid-19] em valas coletivas. Nós tínhamos a pior saúde básica do Brasil. Nós tínhamos os ônibus pegando fogo. Nós tínhamos as ruas esburacadas. Nós tínhamos uma condição muito ruim e hoje estamos vivendo um dos melhores momentos da história dessa cidade. Tem gente que nunca fez nada por essa cidade querendo enganar o povo. Por isso que eu quero que vocês me ajudem a lembrar o povo de como era a cidade de Manaus e como está ficando [no mandato do atual prefeito]”, esbravejou David Almeida.
Durante a coletiva de imprensa, Almeida não revelou um prazo de quando será anunciado seu vice-prefeito. Mas elogiou seu atual vice, Marcos Rotta, ao afirmar que o considera “perfeito” e que busca alguém para o mesmo cargo na chapa que se aproxime do perfil do também chefe da Casa Civil de Manaus.