25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Candidatos à prefeitura falam de planos para garantir segurança no trânsito após carreta esmagar carro no Porto Chibatão

Publicado em:

- Anúncio -

Na última terça-feira (03/09), um carro foi esmagado por uma carreta, resultando na morte de Ítalo Prado, de 32 anos, que estava dentro do veículo, na rua que dá acesso ao Porto do Chibatão, bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus. Esse episódio, somado a outros acidentes envolvendo veículos pesados na capital, levantou questionamentos sobre as medidas necessárias para evitar tragédias semelhantes.

Em busca de soluções, a Rede Onda Digital entrevistou os candidatos à Prefeitura de Manaus, questionando-os sobre suas propostas para melhorar a engenharia de trânsito e evitar novos acidentes.

Roberto Cidade (União Brasil)

Roberto Cidade critica a falta de fiscalização pela Prefeitura de Manaus, que, segundo ele, é um dos principais fatores para os recorrentes acidentes com veículos pesados. O candidato propõe um reforço na fiscalização, respeitando as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, além de delimitar horários e áreas específicas para a circulação desses veículos. Cidade também promete melhorias na infraestrutura viária, como o alargamento e requalificação de ruas e avenidas, e a conclusão de obras paradas, visando aumentar a segurança e a eficiência do tráfego.

“É preciso ordenar o trânsito, delimitando horários e o perímetro de circulação desses veículos, e reforçar a fiscalização, conforme o Código de Trânsito Brasileiro”, declarou.

David Almeida (Avante) 

David Almeida destacou que sua administração já está estudando alternativas para melhorar a segurança nas áreas mais críticas da cidade. “Uma alternativa a curto prazo é voltar a dialogar com a Aeronáutica para utilizar parte da área dela, próxima aos portos privados na área do Distrito Industrial, para a Prefeitura fazer uma direita livre para as carretas”, explicou o prefeito. A ideia é separar o tráfego de veículos leves e pesados, evitando o compartilhamento das mesmas vias.

Almeida também mencionou a construção de uma via exclusiva para carretas, como uma solução ideal para a entrada e saída dos portos privados.

“Nossa meta é modernizar cada vez mais a malha viária da capital, a fim de reduzir tempo de deslocamento e custos logísticos e aumentar a segurança”, completou.

Marcelo Ramos (PT)

Marcelo Ramos, candidato do PT, reforçou a necessidade de cumprir e reforçar as normas já existentes, como o decreto municipal que regula a circulação de veículos pesados em horários de pico.

“Precisamos executar esse decreto porque o trânsito em Manaus está ficando caótico. Essas carretas atormentam a vida das pessoas que querem circular com mais rapidez na cidade”, afirmou Ramos.

Ele acredita que a retirada das carretas das grandes avenidas em horários de pico é essencial para melhorar a fluidez do tráfego e garantir a segurança dos motoristas.

Além disso, Ramos defende uma fiscalização rigorosa dos veículos com carga pesada, garantindo que apenas aqueles com autorização especial possam circular fora dos horários permitidos.


Saiba mais:


Alberto Neto (PL)

Alberto Neto, por sua vez, apontou a necessidade de um “choque de ordem” na segurança viária de Manaus. Ele propõe medidas  para disciplinar o tráfego de veículos de carga, incluindo a realização de um concurso público para a contratação de mais agentes de trânsito, já que o último foi realizado em 2011.

Entre suas propostas, Alberto destaca a importância de um planejamento integrado, envolvendo todos os operadores de carga da cidade, e a criação de corredores preferenciais para o tráfego de cargas na região do Distrito Industrial.

“Infelizmente, mortes por acidente de trânsito são uma triste realidade que vemos todos os dias, e acidentes como o de hoje nos mostram que Manaus precisa urgentemente de medidas que regulamentem o transporte de cargas pesadas, garantindo a segurança viária”, disse.

Wilker Barreto (Mobiliza)

Wilker Barreto destacou a necessidade de aumentar a fiscalização nas áreas mais críticas de Manaus, onde ocorrem frequentemente acidentes envolvendo veículos pesados. Ele propôs o mapeamento de “zonas vermelhas” para uma vigilância constante, além de reestruturar o órgão de trânsito municipal e implementar testes toxicológicos para motoristas de veículos pesados.

“Nós temos que mapear as zonas vermelhas, Rodrigo Otávio, Colônia Oliveira Machado, Torquato Tapajós, e nesses locais colocar fiscalização permanente. Boa parte desses acidentes são frutos de imprudência de quem está à frente do volante. O decreto que proíbe a circulação precisa ser fiscalizado”, disse Barreto.

Gilberto Vasconcelos (PSTU)

Gilberto Vasconcelos, do PSTU, apresentou uma proposta voltada para a estatização dos serviços de infraestrutura, com a criação de uma empresa municipal pública de obras sob controle dos Conselhos Populares. Ele propôs a implementação de um Sistema de Transporte Inteligente (ITS) para monitorar e melhorar o tráfego em tempo real, além de restringir a circulação de veículos pesados a horários noturnos. Vasconcelos defendeu também campanhas de conscientização para a população e ações que combatam a especulação imobiliária e o superfaturamento de obras.

“O tema da mobilidade urbana é uma necessidade numa cidade de explosão demográfica. Não se trata de um tema novo. Existem planos, legislação, os quais precisam ser recuperados sob as novas estratégias”, disse.

Os candidatos Amom Mandel (Cidadania)  também foi procurado, entretanto, até o fechamento desta matéria, não deu retorno aos questionamentos.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -