Ter plantas diversificadas para dar mais vida e alegria para sua casa é sempre muito bom, mas quando se tem cachorro ou gato em casa todo cuidado é pouco. Embora sejam comuns em casas, jardins e praças, algumas plantas podem oferecer riscos à saúde de cães e gatos. Apesar de parecerem inofensivas, algumas espécies contêm substâncias tóxicas que podem causar intoxicações graves e até levar à morte dos animais.
De acordo com Caroline Mouco Moretti, médica-veterinária e diretora-geral do Grupo Vet Popular, a toxicidade das plantas ocorre devido aos compostos químicos presentes nelas.
“A flor do antúrio, por exemplo, contém oxalato de cálcio, substância que pode provocar inchaço na boca, dificuldade para engolir, salivação excessiva, vômitos e diarreia”, explica a especialista.

Plantas que podem ser perigosas
Além do antúrio, outras espécies que podem causar intoxicação em cães e gatos incluem:
- Comigo-ninguém-pode
- Azaleia
- Copo-de-leite
- Espada-de-são-jorge
- Lírio
- Violeta
- Dama-da-noite
- Costela-de-adão
- Coroa-de-cristo
- Samambaia
Leia mais
Gatos gostam de seus donos? Conheça os principais sinais de que seu gatinho te ama
Gato estressado? Veja 5 atitudes que o tutor deve evitar
Como ocorre a ingestão?
Os animais podem ingerir plantas tóxicas de forma acidental, especialmente durante brincadeiras. Segundo Caroline Moretti, isso é mais comum entre filhotes, que tendem a explorar o ambiente mordendo objetos.
Além disso, a veterinária Juliana Bulhões destaca que cães e gatos possuem o hábito de mastigar plantas para auxiliar a digestão, o que pode levá-los a ingerir espécies prejudiciais.
Sinais de intoxicação
Os sintomas da intoxicação por plantas variam conforme a espécie ingerida e a quantidade consumida. Entre os sinais mais comuns estão:
- Falta de apetite
- Vômitos e diarreia
- Descoordenação motora
- Desmaios e convulsões
- Lesões na boca
- Alterações cardíacas
Nos casos mais graves, a ingestão pode levar à morte súbita do animal. Segundo Caroline Moretti, os sintomas podem aparecer até 24 horas após o contato com a planta.
O que fazer se o animal ingerir uma planta tóxica?
Caso um cão ou gato apresente sintomas de intoxicação, é fundamental buscar atendimento veterinário imediato. “Quanto antes o tratamento for iniciado, menor será a absorção da substância tóxica pelo organismo”, explica Moretti.
Se possível, o tutor deve informar qual foi a planta ingerida, pois isso facilita o diagnóstico e o tratamento. Se não souber identificar a espécie, a recomendação é levar uma amostra da planta ou uma foto ao veterinário.
Como proteger seu pet?
Para evitar acidentes, as especialistas recomendam manter plantas tóxicas fora do alcance dos animais. No caso dos cães, é possível colocá-las em locais altos, enquanto, para os gatos, a melhor alternativa é evitar ter essas plantas em casa.
Durante passeios ao ar livre, Juliana Bulhões sugere manter os cães na coleira com guia, para evitar o contato com plantas potencialmente perigosas.
(*)Com informações do Portal Terra