A cerimônia do Oscar, a maior premiação do cinema mundial, será realizada no dia 2 de março e terá um significado especial para o Brasil neste ano. O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, conquistou três indicações: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
Com os indicados definidos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas segue um rigoroso processo de seleção até a cerimônia. A votação final será realizada entre os dias 11 e 18 de fevereiro, de forma totalmente online, e contará com a participação de membros ativos e vitalícios da Academia.
De acordo com a jornalista e votante do Globo de Ouro, Miriam Spritzer, o processo de seleção dos indicados ocorre em duas etapas. “Primeiro, cada grupo vota em seus favoritos para compor a lista de indicados. Após a divulgação da lista final, uma nova votação é realizada, considerando apenas os finalistas”, explicou.
Leia mais
“Ainda estou aqui” tem melhor avaliação entre as produções da mesma categoria no Oscar
Os resultados da votação são compilados pela empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers. Apenas dois sócios da empresa têm acesso aos votos, garantindo sigilo até a abertura dos envelopes na noite da premiação.
Algumas categorias possuem regras específicas de votação. No caso de Melhor Filme Estrangeiro, categoria em que “Ainda Estou Aqui” concorre, apenas os membros que assistiram a todas as produções indicadas podem votar.
Já a escolha do Melhor Filme segue um modelo diferente. Os votantes não escolhem apenas um título, mas classificam os filmes em ordem de preferência. A produção que for escolhida como a primeira opção por mais da metade dos membros leva a estatueta. Caso isso não ocorra, o sistema redistribui os votos até que um filme atinja a maioria necessária.
A expectativa para a cerimônia de 2025 é alta, especialmente para os brasileiros que acompanham a trajetória de “Ainda Estou Aqui” na competição.