Diferente dos cachorros, os gatos são animais muito independentes, com comportamentos e hábitos muito peculiares, o que torna a convivência com esses seres imprevisível e também muito divertida.
Devido ao seu estilo mais “reservado”, criou-se a lenda de que os gatos pouco se apegam aos seus tutores, ou que a presença deles pouco importa aos bichinhos. Mas não é bem assim.
Os gatos têm maneiras muito diferentes de interagir com os humanos, diferente dos cachorros, que são muito mais emocionados na hora de demonstrar suas emoções aos seus humanos. Mas sim, se você tem um gatinho em casa e lhe enche de amor e atenção, pode ter certeza de que seu bichano também diz com frequência o quanto te ama.
Confira os principais sinais de que seu gato tem um vínculo especial com você:
Ronronar: um sinal claro de felicidade
O ronronar é um dos indícios mais evidentes de que seu gato está confortável e feliz ao seu lado. Esse som relaxante se parece muito com um motorzinho de barco. Em geral, eles emitem esse som quando estão em sua companhia, recendo carinho ou dormindo com seu dono.
Amassar “pãozinho”: um gesto de afeto e conforto
Quando um gato “amassa pãozinho“, pressionando as patas alternadamente sobre uma superfície macia, ele está demonstrando bem-estar e apego. Esse comportamento remete à infância, quando massageavam a barriga da mãe para estimular a produção de leite.
![Gatos](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mi.webp)
Além disso, ao amassar um objeto, o gato também libera feromônios para marcar território, indicando que ele se sente seguro no ambiente. Com seus donos, é muito comum que os gatos façam esse gesto em lençóis e travesseiros, quase sempre acompanhado de um ronronar.
Leia mais
Gato estressado? Veja 5 atitudes que o tutor deve evitar
Relembre sete ex-BBB que já tiveram problemas com a justiça
Seguir o tutor, inclusive no banheiro
Se o seu gato te acompanha por toda a casa, isso pode ser um sinal de que ele vê você como fonte de segurança e companhia. Um gato que confia em seu dono sempre o segue. Qualquer pai de pet já teve que fazer suas necessidades com seu gatinho ao seu lado no banheiro.
A curiosidade natural dos felinos também os leva a querer saber o que acontece do outro lado da porta fechada. Em casos mais “extremos” de amor felino, seu gato pode até mesmo dormir encostado na porta do seu quarto durante a madrugada, apenas para se sentir protegido.
Esfregar o rosto e dar cabeçadas
Os gatos possuem glândulas odoríferas na cabeça e nas bochechas e utilizam esse recurso para marcar o território. Quando esfregam a cabeça ou dão cabeçadas no tutor, estão deixando seu cheiro e afirmando que o consideram parte do seu ambiente seguro.
Então fique sabendo, se seu gatinho te da muitas cabeçadas ao longo do dia, é seu jeitinho de dizer que você pertence a ele.
Mostrar a barriga
Ver um gato se deitar e exibir a barriga é um grande sinal de que ele se sente seguro e relaxado perto de você. Isso ocorre por que a região da barriga é um alvo em potencial para predadores, uma área que um gato não vai deixar exposta para qualquer um.
![Gatos](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-07-182203.webp)
Mas fique atento. Deixar a barriga exposta, na maioria das vezes, não significa um convite para carinho nessa área. Em geral, os gatos ficam incomodados com carinho na barriga, por isso a maioria deles reage instintivamente com mordidas ou arranhões se tocados nela.
Olhar fixamente e piscar devagar
O contato visual direto pode ser interpretado pelos gatos como uma ameaça. Se o seu felino olha nos seus olhos e pisca lentamente, ele está demonstrando confiança e afeto, um gesto equivalente a um beijo felino. Retribuir o olhar com um piscar suave pode fortalecer ainda mais esse vínculo.
Dormir próximo ou sobre o tutor
Gatos são naturalmente cautelosos quando escolhem um local para dormir, pois durante o sono estão vulneráveis. Se o seu gato gosta de tirar uma soneca no seu colo ou ao seu lado, isso significa que ele confia em você e se sente protegido em sua presença.
Mas tenha em mente que, nem sempre, um gato quer carinho nesse momento. Por mais bem-intencionado que você esteja, eles podem interpretar o gesto como uma ameaça iminente, arranhar o tutor e procurar um longo reservado para dormir. Então, respeite esse momento do seu gatinho.
Miar para chamar sua atenção
Diferente dos cães, que usam latidos para se comunicar, os gatos desenvolveram a vocalização como um meio específico para interagir com humanos. Isso mesmo, raramente um gato vai miar com finalidade de se comunicar com outro gato.
![Gatos](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-18.03.45-300x298.webp)
Se o seu gato mia para você, ele está tentando se comunicar, seja para pedir carinho, comida ou apenas atenção. O miado também é um indicativo de que o bichinho escolheu o seu humano favorito da casa. Isso acontecer por que os gatos só se comunicam com a pessoa com quem eles criam um vínculo maior. Por isso, se seu gato mia para você quando o vê pela manhã, significa que ele tem grande afeição por você
Presentear o tutor com “tesouros”
Se seu gato traz pequenos “presentes”, como brinquedos, insetos ou até presas que caçou, esse é um dos sinais mais claros de que ele gosta de você. Esse comportamento remonta ao instinto felino de compartilhar alimentos com membros da família.
Por isso é preciso ter cautela nessa hora, pois seu gatinho pode trazer para você presentes pouco agradáveis, como baratas, borboletas e ratos mortos. Por mais nojento que seja, é importante não brigar com o bichinho nesse momento, uma vez que isso pode magoá-lo e afetar a confiança que ele tenha em você.