Você escova os dentes durante a maior parte da sua vida, mas tem certeza de que está fazendo isso corretamente? Segundo Matthew Messina, professor associado clínico da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Ohio e porta-voz da Associação Americana de Odontologia, quatro elementos são necessários para uma boa higiene bucal:
- Escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor,
- Usar fio dental uma vez ao dia,
- Manter uma dieta saudável,
- Consultar um dentista regularmente.
Pequenas mudanças na saúde atual podem fazer diferença para sua saúde bucal, dizem os especialistas. Veja, a seguir, o que fazer.
A ordem certa para dentes limpos
Quando se trata de escovar, usar fio dental e enxaguante bucal, o objetivo é controlar as bactérias nos dentes, explica Messina. As bactérias queimam açúcares e produzem ácido, que dissolve o esmalte dentário. O esmalte enfraquecido eventualmente causa cáries, mas reduzir o tempo que as bactérias têm acesso aos açúcares nos dentes e usar produtos com flúor pode ajudar a prevenir essa degradação.
Você deve começar com o fio dental para remover os detritos entre os dentes que podem então ser removidos ainda mais quando você escovar –– o que alcança o resto da superfície.
O uso do fio dental cuida de aproximadamente 40% das superfícies dentárias, enquanto a escovação cuida dos outros 60%.
Leia mais:
Saiba quais são os erros que podem colaborar para o envelhecimento da pele e agravar as rugas
Sexo e saúde: coma esses alimentos e nunca mais vai precisar de medicamentos
Enxaguar a pasta de dentes?
Segundo especialistas, escovar e depois enxaguar com água para remover todos os resíduos de pasta de dente pode não ser o mais indicado.
“Quanto mais tempo o flúor permanecer nos dentes, maior o efeito”, acrescenta Messina. “Não é por acaso que recomendo escovar por último após o café da manhã e antes de dormir, porque são os momentos em que temos o maior período de tempo antes de comermos algo novamente que possa perturbar o flúor nos dentes”.
A importância da rotina diária
Mais importante que a ordem, no entanto, é que você esteja consistentemente escovando e usando fio dental. A frequência diária é primordial.
Uma ferramenta talvez inesperada na luta por uma melhor higiene bucal é a água potável: Beber água não apenas ajuda a eliminar resíduos, mas também restaura o equilíbrio normal do pH na boca, que pode ser alterado pela alimentação e bebidas. Um pH mais baixo na boca, mesmo proveniente de alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, significa um ambiente mais ácido que pode torná-lo mais suscetível a cáries.
Messina conclui:
“Se você escovar os dentes duas vezes ao dia, usar fio dental uma vez ao dia, manter uma dieta saudável e consultar seu dentista regularmente –– você está entre os 10% melhores (em cuidados dentários), sem dúvida, e isso está totalmente sob seu controle”.
*Com informações de CNN Brasil.