31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Nojo da academia? Veja com que frequência os equipamentos devem ser limpos

Publicado em:

- Anúncio -

Limpar cuidadosamente os equipamentos de exercícios era a norma durante a pandemia da Covid-19. Mas depois que a situação se normalizou, o assunto da limpeza durante os espaços de academia começou a vir à pauta.

Esse tipo de negligência, porém, pode ser um problema. Segundo os especialistas, academias estão cheias de germes potencialmente perigosos.

Quase 75% das amostras de cotonete retiradas de equipamentos de ginástica, como halteres, esteiras e colchonetes, testaram positivo para Staphylococcus aureus, de acordo com um estudo de 2018 no Journal of Environmental and Public Health. Staphylococcus aureus é um tipo de bactéria que causa a maioria das infecções.

Embora o Staphylococcus aureus seja encontrado em muitas superfícies de academia, os colchonetes de exercícios são particularmente cheios de germes. Isso ocorre em parte porque todos nós carregamos uma “nuvem microbiana”.

Derramar esses micróbios em um colchonete de exercícios em vez de um haltere é especialmente problemático. Normalmente feitos de um material macio e poroso, cheio de pequenas ranhuras, eles facilmente prendem os óleos, células mortas da pele e suor que caem enquanto você se exercita. Bactérias e fungos veem esses detritos como alimento, o que os ajuda a prosperar, assim como o ambiente úmido que você cria quando transpira.


Leia mais:

Emagrecer em casa: veja 5 dicas de exercícios físicos

Aprenda a definir o corpo para o Carnaval com 3 exercícios fáceis


Esses organismos, também chamados de patógenos, geralmente entram no corpo por meio de pequenos cortes ou queimaduras. Eles também podem entrar nas suas mãos e, em seguida, no seu corpo quando você toca no seu rosto, algo que as pessoas fazem cerca de 50 vezes por hora, de acordo com uma revisão de 2020 no Annals of Global Health.

Dependendo do patógeno que você contrai do seu colchonete de exercícios, por exemplo, você pode desenvolver um resfriado comum, gripe, gastroenterite, conjuntivite ou pé de atleta, de acordo com a International Sports Science Association.

Limpeza e desinfecção são essenciais

A maioria das academias tem lenços umedecidos ou sprays desinfetantes disponíveis para limpar os espaços, especialmente os colchonetes. Borrife ou limpe todo o tapete e deixe a solução secar antes de usar.

Você também pode levar lenços desinfetantes para a academia, a fim de limpar os espaços. Você também precisa deixar o desinfetante permanecer no tapete pelo tempo indicado nas instruções do produto.

Outra maneira de evitar germes é cobrir o tapete de exercícios com uma toalha antes de usá-lo.

Também é recomendável usar seu próprio tapete — especialmente em casa — pois diminui a chance de você pegar germes de outras pessoas. Hoje em dia existem tapetes antimicrobianos, eficazes na prevenção do crescimento bacteriano. Você ainda precisa limpá-los e desinfetá-los, mas eles não precisam ser tratados com tanta frequência quanto um tapete comum.

E claro, fica a boa e velha recomendação: Lave bem as mãos antes de sair da academia, mesmo que você tenha usado seu próprio tapete.

*Com informações de CNN Brasil.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -