As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Linhão Manaus-Boa Vista entra em fase final de testes no dia 8 de setembro

Linhão Manaus-Boa Vista entra em fase final de testes no dia 8 de setembro

Entrada em funcionamento do linhão Manaus-BoaVista permitirá o uso intensivo do gás natural extraído dos campos de Silves, no Amazonas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) marcou para o dia 8 de setembro o início dos testes de energização do linhão Manaus – Boa Vista (RR). Será o último passo antes da entrada em funcionamento da interligação de Roraima ao Sistema Interligado de Energia (SIN), que vai reduzir o consumo de combustíveis fósseis e o transporte de gás natural em grandes carretas pela rodovia BR-174.

O linhão, que será operado pela Transporte Energia S/A (TNE), tem 724 quilômetros de linhas de transmissão e três subestações : Lechuga (AM), Equador e Boa Vista (RR). Serão transmitidos 500 mil volts de energia (500 KV), que vão garantir segurança energética para os 14 municípios de Roraima.

Atualmente Roraima é abastecida com energia produzida em usinas termoelétricas, sendo que uma delas é movida a gás natural extraído pela Eneva, no campo de Azulão, no município amazonense de Silves, na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

O transporte de gás por meio de grandes carretas, que levam o produto congelado até Boa Vista, é um problema para a estrada, cujo piso é impactado pelo peso dos veículos, que por sua vez também dificultam o trânsito de outros veículos devido ao tamanho e a dificuldade para ultrapassá-los.


Saiba mais:

Manaus alcança 2,3 milhões de habitantes e segue como a sétima cidade mais populosa do Brasil

População do Amazonas chega a 4,3 milhões e Estado tem o quinto maior crescimento populacional do País


Linhão permitirá uso de energia gerada em Silves

A Aneel estima que até o fim deste ano a interligação estará 100% operacional, o que vai gerar mais recursos para os cofres públicos do Amazonas na forma de impostos pagos pela Eneva. A empresa hoje está construindo uma usina termoelétrica em Silves para queimar o gás extraído do campo de Azulão.

Para a obra deste termoelétrica movida a gás a empresa está construindo um hotel, no município de Itapiranga, também na RMM, para abrigar os operários e os futuros técnicos da usina. Também são previstos investimentos públicos para a interligação desta usina com o linhão de Tucurui, que passa as margens da rodovia AM-010, a Manaus-Itacoatiara.