As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Exposição vai reunir indústria, centros de pesquisa e investidores em favor do PIM

ExpoPim 4.0 foi lançada, nesta segunda-feira, e terá o objetivo de destacar a produção e o potencial do Polo Industrial de Manaus
Exposição vai reunir indústria, centros de pesquisa e investidores em favor do PIM

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto Somar Amazônia lançaram, nesta segunda-feira (6), a ExpoPIM 4.0, exposição voltada à inovação e tecnologia industrial que será realizada em março de 2026, em Manaus. Com o tema “A nova indústria do Brasil”, o evento buscará fortalecer o Polo Industrial de Manaus (PIM) como um dos principais modelos de desenvolvimento econômico e produtivo do País.

Conforme o apresentado no evento, a ExpoPIM 4.0 reunirá empresas, centros de pesquisa, instituições de ensino e investidores, com o objetivo de promover negócios, parcerias e novos investimentos na Zona Franca de Manaus.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que a feira será a mais abrangente já realizada sobre o PIM, reunindo todos os segmentos da indústria, instituições de pesquisa, agentes financeiros, portos, aeroportos e universidades.

“Queremos que a ExpoPIM 4.0 seja a exposição da Suframa e a maior da história do Polo Industrial de Manaus. Até março, vamos divulgar para o Brasil e o mundo que quem quiser conhecer a indústria avançada da Amazônia deve estar aqui. Será uma grande vitrine de negócios e oportunidades para novos investimentos”, afirmou Saraiva.

O diretor-executivo do Instituto Somar Amazônia, Orsine Júnior, reforçou a importância da parceria com a Suframa e o compromisso de valorizar o modelo Zona Franca de Manaus.

“Estamos trabalhando para que o mundo saiba que aqui é o melhor lugar para produzir, gerar empregos e respeitar as regras fiscais e ambientais. Essa é uma parceria estratégica para fortalecer a imagem da nossa indústria”, declarou.

Exposição vai reunir indústria, centros de pesquisa e investidores em favor do PIM
Abertura da exposição ocorreu na manhã desta segunda-feira (Foto: Bruno Leão/ Sedecti)

Capacidade tecnológica do PIM

O presidente-executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Lúcio Flávio Morais, ressaltou que o evento é uma oportunidade de mostrar ao país e ao exterior a competência e a capacidade tecnológica instaladas no PIM.

Já o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, observou que a ExpoPIM 4.0 reflete a constante evolução tecnológica do Distrito Industrial, que atrai novos investimentos e impulsiona a geração de empregos e renda.

O representante da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Anderson Chaves, lembrou que o segmento de duas rodas vive um momento de expansão e está alinhado com o conceito de indústria 4.0.

“O segmento de duas rodas está totalmente conectado à proposta da ExpoPIM 4.0. Vivemos um momento de crescimento e inovação, com produtos de alto nível e novos investimentos, como o da Moto Honda, que reafirmam a confiança na indústria instalada em Manaus”, destacou.


Saiba mais:


Políticos destacam iniciativa da exposição

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa, enfatizou a importância da divulgação dos resultados do PIM, destacando que o setor privado e o governo vivem um novo momento de comunicação. “Temos um dos melhores produtos do País, mas historicamente falhamos em divulgá-lo. A ExpoPIM 4.0 simboliza essa virada de postura e será uma vitrine do potencial industrial da Amazônia”, afirmou.

O deputado estadual Wilker Barreto, que preside a Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) afirmou que a exposição reforçará o papel da Zona Franca de Manaus como “locomotiva do desenvolvimento do Amazonas” e que o poder público deve atuar como facilitador para consolidar o modelo.