30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Banco Central volta a disponibilizar consulta de dinheiro esquecido em bancos: Veja como consultar!

Publicado em:

- Anúncio -

Depois de problemas com o sistema de consulta a valores esquecidos em bancos e instituições financeiras, que levaram à queda do sistema pela demanda excessiva, o Banco Central volta a disponibilizar a consulta. Ela pode ser feita pelo site valoresareceber.bcb.gov.br  digitando o CPF ou CNPJ a qualquer momento.

Porém, em caso de constatação de valores encontrados, para recebimento será necessário ter cadastro no portal Gov.br. O cadastro para ter a conta é gratuito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para usuários de dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.

Veja mais:

Resgate seu dinheiro esquecido no PIS/PASEP e outros fundos

Banco Central informa vazamento de 160 mil chaves Pix de clientes

O portal Gov.br possui três níveis de acesso: bronze, prata e ouro. Para resgatar o dinheiro esquecido nas instituições financeiras, será exigido nível prata ou ouro. O nível prata permite acesso com login único à maioria dos 3.583 serviços públicos totalmente digitalizados oferecidos pelo Portal Gov.br e garante acesso completo ao aplicativo Gov.br. Com alta segurança, esse nível pode ser obtido pela comparação da foto tirada no aplicativo com as imagens da base da Carteira Nacional de Habilitação. Outra maneira de possuir o nível prata é pela validação de dados pessoais de quem tem conta em um dos seis bancos conveniados no portal Gov.br: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.

Tendo feito login no Gov.br, o usuário poderá escolher a forma de transferência para sua conta, preferencialmente por PIX. O BC informou que as quantias esquecidas em instituições financeiras começarão a ser devolvidas a partir de 7 de março. Abaixo, veja o calendário de liberação dos valores:

Calendário do Banco Central – Valores a receber

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3
O Banco Central também informa que o único site disponível para essa consulta é o valoresareceber.bcb.gov.br, e que não entrará em contato com nenhum usuário nem enviará links, e-mails, SMS ou mensagem no WhatsApp. Caso receba alguma mensagem assim, fique atento: é fraude. A única situação em que haverá contato com o correntista será no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, mas a comunicação será feita pela instituição detentora do dinheiro, sem nenhum pedido de confirmação de dados ou de senhas.
Segundo o BC, nesta primeira etapa do processo deverão ser devolvidos cerca de 3,9 bilhões de reais para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas.
Via Agência Brasil.

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -