
STF condena Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram para condenar a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
O julgamento, em plenário virtual, teve nesta sexta (22/8), os votos dos ministros Luis Roberto Barroso, Luiz Fux e André Mendonça. O placar foi de 9 a 2 pela condenação
Votaram pela condenação os seguintes ministros: relator Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Luiz Roberto Barroso, Luiz Fux e Edson Fachin também votaram pela condenação.
Divergiram os ministros Kassio Nunes Marques, que defendeu a absolvição da parlamentar, e André Mendonça, que votou pela condenação apenas por constrangimento ilegal, com pena de oito meses em regime aberto.
Os ministros acolheram a acusação da Procuradoria-Geral da República contra a deputada pelo episódio que ocorreu em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições, quando Zambelli discutiu com um apoiador do presidente Lula, em uma rua de um bairro nobre de São Paulo, e perseguiu o homem com arma em punho.
Saiba mais:
“Não sou fujão”: Malafaia nega intenção de sair do Brasil e pede que Moraes devolva seu passaporte
Essa é a segunda condenação de Zambelli no STF neste ano. Em maio, por unanimidade, a parlamentar foi sentenciada com 10 anos de prisão pela invasão de sistemas e pela adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ainda cabe recurso, o que significa que Zambelli não começará a cumprir pena de forma imediata.
*Com informações da CNN Brasil e G1
