Saiba quem é Rosinaldo Bual, vereador preso por suspeita de rachadinha em Manaus

(Foto: reprodução)
O vereador de Manaus, Rosinaldo Bual (Agir), foi preso preventivamente nesta sexta-feira (3/9), durante operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM).
Segundo informações do site oficial da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Rosinaldo Bual iniciou sua trajetória em 1994, na fábrica de relógios Dumont, no Distrito Industrial. Dois anos depois, ingressou no Exército Brasileiro, sendo promovido por merecimento à graduação de Sargento. Ele permaneceu nas Forças Armadas até 2004, quando foi licenciado por tempo de serviço.
Após deixar o Exército, Bual iniciou carreira na área de trânsito, atuando como instrutor e perito. Com mais de 17 anos de experiência, tornou-se proprietário de autoescolas em Manaus. Paralelamente, começou a desenvolver trabalhos sociais em comunidades da capital, especialmente no bairro da Compensa, onde consolidou sua base política.
Aos 35 anos, ingressou na política, direcionando suas ações para esporte, saúde, infraestrutura e inclusão social. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2016, com 3.822 votos, pelo PSB. Em 2020, conquistou a reeleição pelo PMN, com 5.274 votos. Já em 2024, garantiu o terceiro mandato, dessa vez pelo partido Agir.
Saiba mais:
- Vereador Rosinaldo Bual é preso por suspeita de rachadinha em Manaus
- Vereador Rosinaldo Bual manda recado: “Não existe briga entre políticos”
Envolvimento em polêmicas
Rosinaldo Bual é alvo de operação do MP-AM, que investiga um esquema de rachadinha na Câmara Municipal de Manaus. Durante o cumprimento dos mandados, agentes encontraram três cofres no gabinete do parlamentar. Segundo o MPAM, Bual se recusou a fornecer as senhas e os cofres foram apreendidos para perícia.
Informações preliminares apontam que mais de 100 pessoas já passaram pelo gabinete do vereador desde o início do mandato, e a quebra de sigilo bancário autorizada pela Justiça revelou transferências suspeitas para a conta pessoal do parlamentar.
O nome de Rosinaldo Bual também esteve ligado a outras polêmicas em 2025. Em abril, a casa do parlamentar foi invadida pelo próprio afilhado, o ex-apresentador do Boi Garanhão, Gabriel Ferreira. O então pajé do Boi Garanhão, Vitor dos Santos, também foi citado no caso.
Os suspeitos levaram um cofre com R$ 130 mil e quatro armas de fogo.
CMM se manifesta
Por meio de nota, a Câmara Municipal de Manaus, se manifestou sobre a operação do Ministério Público. Confira abaixo:
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informa que o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), esteve na Casa Legislativa na manhã desta sexta-feira, 3 de outubro, para a realização de diligências nas dependências de um gabinete parlamentar.
No âmbito de suas atribuições, a CMM reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a colaboração com os órgãos de controle e fiscalização.
A CMM seguirá à disposição das autoridades competentes.
