Rodrigo Guedes mira vaga na Aleam em 2026 e dispara críticas à parlamentares desta legislatura

(Foto: Rede Onda Digital)
De olho nas eleições de 2026, o vereador de Manaus, Rodrigo Guedes (PP), afirmou que tem interesse em uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Com exclusividade à Rede Onda Digital nesta sexta-feira (12/9), o vereador direcionou críticas aos parlamentares da Casa legislativa.
Para ele, a Aleam vive a “pior legislatura de sua história”, marcada pela falta de cobrança ao Executivo estadual e o não cumprimento de obrigações por parte dos deputados.
“Os profissionais da educação estão com várias datas-base atrasadas e profissionais da segurança também. Então cadê os deputados estaduais cobrando isso?”, questionou.
Saiba mais:
- Aleam poderá divulgar informações sobre pessoas desaparecidas em seus canais oficiais
- “Posso ser preso a qualquer momento”, dispara Rodrigo Guedes ao virar réu na Justiça do Amazonas
Guedes ainda destacou que, enquanto há críticas frequentes à gestão municipal, ao governo federal e até ao presidente dos EUA, Donald Trump, a cobrança sobre o governo estadual não existe.
“Ninguém atua na sua obrigação, no seu dever de cobrar o governo estadual”, completou.
Disputou e perdeu
Essa não é a primeira vez que Guedes demonstra interesse em chegar à Aleam. Em 2022, ele tentou disputar o cargo, mas foi barrado pela direção do partido Republicanos. No mesmo ano, concorreu a deputado federal, mas não obteve êxito. Segundo ele, já sabia que não ganharia, mas disputou o cargo mesmo assim.

Após a derrota naquele pleito, Guedes manteve uma atuação crítica na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O vereador afirma exercer um mandato independente. Sua postura resultou em atritos internos e ele quase foi expulso do Podemos, enfrentando dificuldades para se filiar a outra sigla. O desfecho veio com o ingresso no PP, após se aproximar do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), já que o partido integra sua base de alianças.
Reeleito para seu segundo mandato consecutivo na CMM, com 12.297 votos, Rodrigo Guedes agora articula sua pré-candidatura com o objetivo de ocupar espaço no cenário estadual em 2026, mas antes, ele precisará do aval do Partido Progressistas.
CPI dos Buracos
À Rede Onda Digital, Guedes também comentou sobre sua tentativa de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na CMM para investigar a situação da malha viária de Manaus. Segundo ele, a coleta de assinaturas estagnou em 11, quando o mínimo exigido é 14.
Diante da resistência dos colegas, o vereador defendeu que a pressão agora deve vir da sociedade, uma vez que não conseguiu convencer outros vereadores.
“Nós precisamos de uma cobrança intensa da população, porque político só deve realmente temer a cobrança da população. Eu cobrando, pressionando, isso não cria por si só qualquer tipo de constrangimento dos vereadores, principalmente da base. Mas se houver uma união da população, ainda que só pelas redes sociais, talvez, cobrando dois ou três vereadores. Nem precisa ser aquele da base canina, mas aquele que você ainda tem alguma esperança que possa mudar o seu posicionamento, talvez a gente possa chegar às 14 assinaturas”, finalizou.
