Em pronunciamento, Lula chama de “traidores da pátria” políticos que estimulam ataques ao país

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Lula (PT) chamou de “traidores da pátria” políticos que estimulam ataques ao país, em referência ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), apontado como um dos principais incentivadores de medidas do governo dos Estados Unidos contra autoridades e setores econômicos brasileiros.
“Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará.”, disse o presidente na noite deste sábado (06/09), durante pronunciamento nacional na TV e rádio, na véspera do feriado do dia 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil.
Leia mais
Lula chega a Manaus na terça-feira para inaugurar centro de policiamento
“Lalulu”: Mistura de Lula com Labubu viraliza na internet; veja
Durante o pronunciamento, Lula afirmou que o Brasil mantém relações amistosas com todas as nações, mas ressaltou que o país tem apenas um verdadeiro dono: o povo brasileiro.
“Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”, disse ele.
Além disso, o presidente defendeu o Pix, a necessidade de regulamentar as redes sociais, criticando o uso das plataformas para a disseminação de ódio, fake news e crimes como a exploração sexual infantil. O presidente reforçou, por fim, o respeito à independência do Judiciário como um dos pilares fundamentais da democracia brasileira.
Veja o pronunciamento completo;
