Dia de Combate ao Estresse: saiba como ele afeta corpo e mente e como lidar melhor

(Foto: Reprodução/internet)
Neste 23 de setembro, é o Dia de Combate do Estresse, uma data que nos lembra da correria do dia a dia e das pressões da vida moderna. Quem nunca se sentiu sobrecarregado, ansioso ou com aquela tensão que parece não passar? O objetivo do dia é conscientizar sobre os riscos do estresse e mostrar que pequenas ações podem fazer grande diferença para cuidar da mente e do corpo.
Para entender melhor o tema, conversamos com a psicóloga Estefane Lisboa, especialista em Neuropsicologia com Ênfase em Avaliações, que explica de forma prática o que é o estresse, como ele se manifesta e como podemos reduzi-lo.
O estresse, segundo Estefane, é uma reação natural e inata do corpo diante de situações de desafio ou alerta. Ele se manifesta no corpo através de sensações físicas como palpitações, tensão muscular e alterações fisiológicas. Já na mente, aparecem irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e sensação de sobrecarga. Como destaca a psicóloga: “Tudo o que eu não resolvo na mente, o corpo transforma em doença.”
Ela também chama atenção para a diferença entre o estresse “normal” e o prejudicial. O primeiro é saudável e motivador, enquanto o segundo surge quando a exaustão física e mental se prolonga. Estefane reforça: “O estresse ‘normal’ é uma resposta saudável e motivadora a um desafio. Já o estresse ‘prejudicial’ é uma exaustão em que a pessoa começa a sintomatizar no corpo e na mente. Ou seja, sai do contexto simples de um estresse de curto prazo e se torna, a longo prazo, prejudicial à saúde.”
Leia mais:
Acordar com despertador faz mal? Especialista explica impactos na qualidade do sono
Saiba qual fruta pode ajudar a melhorar seu sono, segundo especialistas
Entre os fatores que mais desencadeiam estresse hoje estão questões financeiras e relações no trabalho. “Se fossemos colocar em uma escala, seria: problemas financeiros; as relações no ambiente de trabalho (por exemplo, cobrança por produtividade, sobrecarga e pressão, pois as pessoas passam oito horas do dia no trabalho); conflitos familiares e relacionamento amoroso. São fatores que contribuem para a manifestação do estresse na rotina das pessoas no dia a dia.”
E como aliviar e prevenir o estresse? A psicóloga indica hábitos simples, mas eficazes: “Devemos introduzir na nossa rotina hábitos saudáveis como prática de exercícios físicos, buscar ter uma alimentação equilibrada e saudável, ter uma noite de sono com qualidade e, principalmente, ter um hobby (fazer algo que lhe dê prazer e satisfação), como um momento de lazer.”
No Dia do Estresse, a mensagem é cuidar da mente é cuidar da vida. Reservar tempo para si mesmo, adotar hábitos saudáveis e aprender a lidar com as pressões do dia a dia não é luxo, é essencial. Pequenas atitudes podem aliviar a tensão, fortalecer o equilíbrio emocional e permitir que vivamos de forma mais leve, saudável e plena.
