Dia do Mototaxista: veja projetos e leis que favorecem a categoria no Amazonas

(Foto: Altemar Alcantara/Semcom)
No Brasil, o Dia do Mototaxista foi instituído primeiro no Estado de São Paulo, em 2008, e, a partir de 2009, passou a ser comemorado nas demais regiões brasileiras, sempre em 24 de setembro. A profissão de mototaxista pode ter variações de nome, como mototáxi, motoboy, motofrete ou entregador, mas, independentemente da denominação, o propósito é o mesmo: atender à sociedade de forma eficiente, em qualquer situação ou localidade.
A Rede Onda Digital aproveitou a data comemorativa e realizou uma pesquisa de alguns projetos de lei (PL) que beneficiam os trabalhadores da categoria. Um exemplo é o PL de autoria do Governo do Amazonas, que tramitou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) após envio de mensagem governamental solicitando a implementação da CNH Social. O projeto visa regularizar motoristas que atuavam clandestinamente, principalmente no interior do estado, e prevê a entrega de capacetes e coletes para que os mototaxistas fiquem devidamente uniformizados.
Isençã0 de impostos de motos de baixa cilindradas
Outra mensagem governamental enviada à Aleam, que foi aprovada, autoriza o Poder Executivo Estadual a isentar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos cujo tributo tenha valor de até R$ 420. A medida beneficia principalmente os proprietários de motocicletas.
Saiba mais:
Wilker Barreto vai deixar Mobiliza-AM nas mãos de Raylan Barroso
Senadores do Amazonas se unem contra PEC da Blindagem no Senado
No âmbito municipal
Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), também tramitam projetos de lei que favorecem os mototaxistas. Um exemplo é o PL nº 339/2025, de autoria do vereador Rodinei Ramos (Avante), que dispõe sobre os serviços de mototáxi na cidade de Manaus. O projeto trata das penalidades aplicáveis aos condutores não credenciados e às empresas prestadoras de serviços de apoio ao mototaxista, e conta com a coautoria dos vereadores Capitão Carpê (PL) e Rodrigo Sá (PP).
Atualmente, esse projeto encontra-se na 2ª Comissão de Justiça e Redação da Casa Legislativa.
David Almeida envia PL à CMM
O prefeito David Almeida enviou à Casa Legislativa as mensagens governamentais 28 e 29/2024, que regulamentaram e ampliaram para cerca de 40 mil a concessão de autorização para o uso e circulação de táxi e mototáxi em Manaus. A assinatura do documento ocorreu na sede da Prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste, durante reunião com representantes da categoria de taxistas e mototaxistas.

O que diz a categoria
A Rede Onda Digital tentou conversar com alguns mototaxistas, para saber, mais sobre o que eles acreditam que ainda falta para a valorização e melhoria das condições de trabalho da categoria em Manaus. Porém, não tivemos nenhuma resposta.
Poucos projetos
Por enquanto, a categoria de mototaxistas ainda recebe pouca valorização. Entretanto, quando o assunto envolve motoristas e amantes de duas rodas, o leque de iniciativas se torna mais extenso. Podemos destacar alguns projetos de lei que favorecem a classe, como citado em uma matéria realizada pela Rede Onda Digital no Dia do Motociclista comemorado em 27 de julho, o vereador Rodrigo Sá (PP) conversou com exclusividade com a Rede Onda nesta data e falou sobre o projeto “Vida sobre Rodas”, que propõe a criação de motofaixas nas principais vias de Manaus. A iniciativa, atualmente em tramitação na Câmara Municipal, tem como objetivo oferecer mais segurança e melhorar a fluidez do trânsito para quem utiliza motocicletas no dia a dia.
Veja o projeto:
