Defesa de Carla Zambelli planeja pedir reconhecimento de insanidade temporária ao STF

(Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) prepara uma estratégia para amenizar sua condenação. Segundo informações divulgadas pelas CNN Brasil, a defesa pretende apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que seja reconhecida uma possível insanidade mental momentânea, com o intuito de buscar reduzir a pena de 5 anos e 3 meses de prisão, imposta após sua condenação por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo.
Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, Zambelli teria agido em “estado momentâneo de insanidade” quando perseguiu um homem armada pelas ruas de São Paulo. Ele afirmou à CNN que a parlamentar estava sob forte estresse devido a ameaças e ao uso de medicamentos, mas que logo depois recuperou a lucidez.
Leia mais
Ministério Público da Itália se manifesta a favor da extradição de Carla Zambelli
STF torna definitiva condenação de Carla Zambelli por perseguição armada
O STF publicou nesta quinta-feira (30/10) a certidão de trânsito em julgado da ação, tornando a condenação definitiva. Essa é a segunda pena da deputada na Corte. Em maio, ela já havia sido condenada a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir documentos falsos. As penas serão somadas.
Zambelli está presa na Itália desde julho, depois de fugir do Brasil. Na semana passada, o Ministério Público italiano deu parecer favorável à extradição, que agora depende de decisão do Tribunal de Apelação.
*Com informações da CNN Brasil.







