Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Familiares da grávida Giovana pressionam vereadores para apoiar CPI do Asfalto

Familiares da grávida Giovana pressionam vereadores para apoiar CPI do Asfalto

Ed Salles
Por Ed Salles | 06/08/25 às 13:19h

Familiares da biomédica Giovana Ribeiro da Silva grávida de oito meses e morta após um grave acidente em via recém-recapeada pela Prefeitura de Manaus, foram impedidos de falar na Câmara Municipal nesta quarta-feira (6/8).

Convidada pelo vereador Coronel Rosses (PL), a família esperava se pronunciar no pequeno expediente, mas a Mesa Diretora inverteu a pauta de última hora e suprimiu o tempo reservado à manifestação.

A Rede Onda Digital teve acesso exclusivo ao vídeo do protesto, feito no plenário da Casa. A indignação dos parentes se deu diante do que consideraram “blindagem ao prefeito David Almeida (Avante)” e tentativa de silenciar denúncias relacionadas à CPI do Asfalto, que pode ser instaurada para investigar obras com indícios de superfaturamento e má execução.

“Estamos morrendo nas ruas”

Chorando, o viúvo de Giovana desabafou que a população está morrendo nas ruas e deixou claro o quanto se sente desamparado pelo órgão público.

“A gente está morrendo. Estamos morrendo nas ruas. Ninguém vai fazer nada para ajudar. A Giovana morreu, a minha esposa grávida. Todo mundo vai fechar os olhos, virar costas para isso?

Vereador critica manobra

Rosses, que articulou a presença da família, criticou a supressão do pequeno expediente. Segundo o parlamentar, o expediente cancelado de última hora era para a família contar sobre a importância da CPI do Asfalto na Câmara e “não estarem blindando o prefeito”.

“Isso é um absurdo! A morte da Giovanna, da pequena Maria Carolina, que nem nasceu, e do Ian, que perdeu o braço…É por isso que nós estamos mobilizando os deputados. Porque aqui ninguém tem vergonha na cara de realmente mostrar que está do lado do povo. E sim do lado do prefeito, do vice-prefeito, que são os verdadeiros criminosos que tiraram a vida, que acabaram e destruíram essa família”, ressaltou.

Veja o vídeo:

CPI aguarda ser tramitada

A CPI do Asfalto foi instaurada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelo deputado Delegado Péricles (PL), após denúncias de que empresas contratadas pela Prefeitura estariam reutilizando material reciclado em obras de recapeamento, com sobrepreço e sem critérios técnicos.

O nome da biomédica Giovana é citado no dossiê entregue pelos autores da CPI como um dos casos simbólicos do suposto descaso da Prefeitura. Na CMM, o assunto tem ganhado apoio de vereadores como Ivo Neto (PMB), Capitão Carpê (PL), Raiff Matos (PL) e Rodrigo Guedes (Progressistas).

(Foto: Divulgação).