Bosco Saraiva vai se filiar ao PSD e disputar uma vaga na Assembleia do Amazonas

(Foto: Onda Digital)
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, revelou à Onda Digital que vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nas eleições do próximo ano pelo PSD, partido do senador Omar Aziz. Saraiva deixou o Solidariedade em 2024, sigla onde estava desde 2017, mas só vai se filiar ao novo partido na janela de filiação partidária de 2026.
Um dos políticos mais experimentados do Amazonas, Bosco também está cotado para ser o coordenador da campanha de Omar, pré-candidato ao Governo do Amazonas, posto que pode assumir após a filiação partidária, o que deve acontecer em junho de 2026, prazo final para que ele deva se desincompatibilizar do cargo na Suframa.
Na chefia da Suframa desde o início do governo Lula, para onde foi com o aval de todos os oito deputados federal e os três senadores, Bosco Saraiva entrou para a política nos anos 80, após ganhar destaque entre os fundadores da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade.
Saiba mais:
Com 2,6 milhões de cabeças, Amazonas registra em 2024 o maior rebanho bovino da história
Auditor fiscal do Amazonas alerta para período de transição da Reforma Tributária
Carreira de Bosco iniciada no Morro da Liberdade
Ao longo da carreira pública ele soma mandatos de vereador em Manaus – tendo presidido a Câmara Municipal de Manaus por três vezes -, deputado estadual e deputado federal. Foi também vice-governador do Amazonas entre 2017 e 2018, quando Amazonino Mendes foi governador tampão.
Na Câmara Federal ele presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, com destaque para a ação tomada pelo partido dele no Supremo Tribunal Federal contra a decisão do então ministro da Fazenda do governo Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, de zerar a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que inviabilizaria as empresas da Zona Franca de Manaus.
Na Suframa, para onde foi após perder a eleição para a Aleam em 2022, ele foi um dos principais interlocutores da bancada no que diz respeito a Reforma Tributária e construiu uma gestão marcada pelo diálogo com os empresários e trabalhadores.
