Amom lança documentário sobre a BR-319 e critica décadas de promessas não cumpridas

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal Amom Mandel lançou, nesta segunda-feira (29/9), o documentário “BR-319: Vidas na Lama”. Durante conversa com a imprensa, o parlamentar destacou o esforço para pressionar o governo em relação à recuperação da rodovia.
Ao ser questionado pela Rede Onda Digital sobre como o documentário pode influenciar a visão dos governantes, Amom afirmou que, além de cobrar os órgãos competentes, a iniciativa busca mostrar ao país as dificuldades enfrentadas pela população.
“Além de cobrar os órgãos de controle, como já fazemos historicamente na bancada federal, o que esperamos com esse documentário é transmitir para o resto do Brasil o absurdo que está acontecendo e a crise humanitária que se instalou no Amazonas e na região Norte como um todo, para que outros representantes possam se sensibilizar. Queremos que deputados e senadores de outros estados entendam a fundo esse problema, porque a imagem que muitos têm é de que, quando falamos sobre a BR-319, tratamos de um capricho ou de uma estrada para passeios. E não é isso”, disse o deputado.
Amom destacou ainda que o documentário é fundamental para revelar a realidade sofrida por moradores das comunidades próximas à rodovia. Segundo ele, a pavimentação da BR-319 poderia amenizar a falta de insumos básicos, como medicamentos, além de melhorar o transporte na região. “Estamos falando sobre o fornecimento de remédios, de água potável, sobre o transporte de doentes em ambulâncias nessa estrada e muito mais”, afirmou.
Leia mais:
Na CMM, vereador comenta briga entre Popó e Wanderlei: “Um filme real de luta, incrível”
CMM aprova lei que autoriza uso de medicamento humano no tratamento de esporotricose animal
O parlamentar também foi questionado sobre a falta de solução ao longo de tantos governos. Ele reforçou o compromisso de lutar pela obra, mas lembrou que a decisão não depende apenas dele.
“Essa é uma questão que não depende exclusivamente de mim. Mas, se depender de mim, sim, estamos nos esforçando para pressionar o governo federal para que a BR seja recuperada. Inclusive, mostramos no documentário as promessas de décadas que não foram cumpridas por todos os governos anteriores: pelo governo Lula nas décadas passadas, pelo governo Dilma, pelo governo Temer, pelo governo Bolsonaro e, novamente, pelo governo Lula agora”, finalizou.
Assista ao vídeo:
