As prisões ocorreram na manhã desta quinta-feira (06/11), durante uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), que tem como objetivo desarticular a estrutura jurídica da facção no Estado.
Veja o vídeo:
Leia mais:
VÍDEO: PF prende advogados e desmonta base jurídica do Comando Vermelho no Amazonas
Operação contra Comando Vermelho prende mais de 30 suspeitos na Bahia
Segundo a PF, o Comando Vermelho contaria com 13 “conselheiros” responsáveis pelo controle do tráfico de drogas no Amazonas, com base de atuação no Rio de Janeiro e em países da América do Sul.
Os advogados atuariam como intermediários entre os líderes da facção e os chefes de presídios, além de repassar orientações aos pontos de venda de drogas em todo o Estado. Eles também seriam responsáveis pela logística e transporte de entorpecentes vindos da Colômbia, bem como pela lavagem do dinheiro obtido com as atividades criminosas.
OAB se manifesta
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) informou “que está acompanhando, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas, o cumprimento dos mandados de busca, apreensão e prisão relacionados à operação em andamento, com o objetivo de assegurar a legalidade dos atos e a preservação das prerrogativas da advocacia. A instituição ressalta que se manifestará de forma oficial assim que a operação for concluída”, diz o texto.