Um incêndio seguido de explosão na plataforma PCH-1 (Cherne 1), da Petrobras, localizada na Bacia de Campos, deixou 14 trabalhadores feridos na manhã desta segunda-feira (21/4). A estrutura fica localizada a 130 quilômetros da costa de Macaé, no Norte Fluminense.
De acordo com informações da Petrobras, o fogo começou por volta das 7h e foi controlado após cerca de quatro horas de combate. Como medida de segurança, o escoamento de gás foi interrompido e parte das comunicações da unidade foi afetada.
Incêndio atinge plataforma da Petrobras; 14 ficam feridos pic.twitter.com/RbtZtRB86y
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 21, 2025
Entre os feridos, está um prestador de serviços que sofreu queimaduras e caiu no mar durante a explosão. Ele foi resgatado consciente, recebeu os primeiros socorros em uma embarcação de apoio e foi encaminhado por helicóptero para atendimento médico em terra.
Horas depois, a estatal atualizou o número de feridos para 14, informando que todos os trabalhadores estão sendo atendidos em hospitais da região e que equipes não essenciais serão desembarcadas preventivamente.
Leia mais
VÍDEO: Luísa Sonza derruba tia durante brincadeira e recebe críticas
VÍDEO: Casal é morto e desovado em caminhonete no DF; ação foi filmada
Em nota, a Petrobras informou que a plataforma Cherne 1 está fora de operação desde 2020 e não realiza atividades de produção de petróleo. No momento do acidente, 176 trabalhadores estavam a bordo.
A companhia afirmou ainda que “uma comissão será formada para apurar as causas do incidente” e garantiu que os demais trabalhadores na plataforma “estão bem”.
O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) acompanha o caso e cobra providências. “O escoamento de gás foi interrompido, as comunicações caíram e embarcações de emergência foram acionadas”, relatou o coordenador-geral do sindicato, Sergio Borges Cordeiro, em publicação nas redes sociais.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o setor de exploração e produção de petróleo no Brasil registrou 731 acidentes em 2023, com 183 trabalhadores feridos, sendo 78 com gravidade, e uma morte confirmada.