Um vídeo altamente controverso foi publicado no perfil oficial do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), com sede em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. As imagens mostram policiais militares diante de cruzes em chamas e fazendo um gesto que lembra uma saudação nazista.
A gravação, feita durante a noite, teve produção elaborada, com uso de trilha sonora e imagens aéreas. No vídeo, é possível ver ao menos 14 agentes posicionados em frente a uma cruz pegando fogo. No chão, o trajeto é marcado por labaredas, e ao fundo aparece a palavra “Baep” também em chamas. Bandeiras da corporação e viaturas com as luzes ligadas completam a cena.
Batalhão da PM posta vídeo com suposta saudação nazista em rede social pic.twitter.com/7ksExOCEZm
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 16, 2025
O vídeo foi removido da conta poucos minutos após a publicação, mas já circulava nas redes sociais, gerando questionamentos sobre o conteúdo e sua simbologia.
Leia mais
Fórum online 4chan é alvo de ataque hacker, usuários podem ter sido expostos
Davi diz que chamar Mani de “esposa” era gíria e critica tentativa de divisão do prêmio do BBB24
Até o momento da publicação desta reportagem, o 9º Baep não havia se manifestado oficialmente sobre o episódio. No entanto, apurações indicam que o comando da unidade foi acionado internamente para dar explicações.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) também foi não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta matéria.
(*)Com informações do Metrópoles