O deputado estadual Arthur do Val anunciou hoje que vai renunciar ao seu mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele está sendo alvo de processo de cassação dentro da casa, por quebra de decoro parlamentar.
Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei, sofre processo devido aos seus áudios vazados, nos quais proferiu frases sexistas sobre as mulheres ucranianas: Entre outras barbaridades, ele afirmou que “as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”. O deputado visitou o país em guerra no final de fevereiro deste ano, e mandou os áudios em grupo de WhatsApp, que foram posteriormente vazados.
Leia mais:
Conselho da Alesp aprova cassação de Arthur do Val por unanimidade
Vereador Gabriel Monteiro teria HDs com vídeos de orgias, segundo jornal
Ele deve protocolar seu pedido de renúncia até o final desta tarde. A decisão não interrompe o processo de cassação, que pode deixá-lo inelegível por oito anos.
No plenário da Alesp, ele declarou a respeito de sua renúncia:
“Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade me tirar das próximas eleições. Estou sendo vítima de processo injusto e arbitrário dentro da Alesp (…). Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos”.