Três tornados com ventos de até 330 km/h atingiram o Paraná, confirma Simepar

(Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Na manhã desta segunda-feira (10/11), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que três tornados passaram por municípios da região central do estado na última sexta-feira (7).
Além de Rio Bonito do Iguaçu, onde cerca de 90% das construções foram destruídas, os fenômenos também foram registrados em Guarapuava e Turvo, localizados a aproximadamente 130 e 166 quilômetros da cidade mais atingida, respectivamente. Os dois municípios também contabilizam inúmeros prejuízos e danos estruturais.
O Simepar já havia informado no sábado (8) que o tornado de Rio Bonito do Iguaçu se formou dentro de uma supercélula, o tipo mais intenso de tempestade. Inicialmente, estimava-se que os ventos chegaram a 250 km/h, mas a velocidade foi revisada nesta segunda-feira para até 330 km/h.
Leia mais:
Mais de mil pessoas ficam desalojadas após tornado devastar cidade no Paraná
Hospitais do Paraná já atenderam mais de 750 feridos vítimas do tornado que teve ventos de 250km/h
A atualização ocorreu após equipes técnicas realizarem vistorias nas áreas afetadas e combinarem os dados coletados em campo com as informações dos sistemas de monitoramento.
Segundo o Simepar, o cenário atmosférico, com alta umidade, calor intenso e mudanças na direção e intensidade dos ventos em diferentes altitudes, criou condições ideais para a formação de tempestades severas e tornados na região central do Paraná.






