Tempestade e granizo do tamanho de ovos provocam destruição no Sul e Sudeste

(Foto: Reprodução)
As regiões Sudeste e Sul do país seguem sob alerta máximo nesta terça-feira (25/11) devido à previsão de tempestades severas, com risco de chuva intensa, ventos e queda de granizo. Desde o fim de semana, a combinação de condições extremas tem provocado estragos, deixando feridos, desabrigados e ao menos uma vítima fatal.
Em Hortolândia, no interior de São Paulo, uma jovem de 26 anos perdeu a vida após ter o carro arrastado por uma enxurrada no domingo. Identificada como Joicilene de Oliveira, ela foi levada pela força da água durante o temporal.
Enquanto isso, em Erechim, no Rio Grande do Sul, uma chuva de granizo atingiu 20 bairros e deixou 110 pessoas feridas. A prefeitura decretou situação de emergência. A Defesa Civil contabilizou 73 atendimentos no Hospital Santa Terezinha, 15 no Hospital de Caridade e outros 25 na UPA.
Veja vídeo:
Tempestades avançam pelo Sul e Sudeste e deixam rastro de destruição pic.twitter.com/NiHjqRUKI6
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 25, 2025
Leia mais:
Mulher morre após ter carro arrastado por enxurrada em SP; veja vídeo
VÍDEO: Avião da Latam colide com granizo e tem forte turbulência a caminho de SP
Entre os locais prejudicados, estão 15 escolas municipais, 20 estaduais, 12 unidades básicas de saúde, três Centros de Atenção Psicossocial e três Centros de Referência da Assistência Social. As aulas foram suspensas na segunda-feira, e o prefeito Paulo Polis anunciou a distribuição de lonas para famílias atingidas.
Em Santa Catarina, os temporais também causaram estragos. Mais de 360 residências tiveram algum tipo de dano e 148 moradores precisaram deixar suas casas até a noite de segunda-feira. A Marinha chegou a bloquear o acesso ao Porto de Itajaí por cerca de oito horas devido aos ventos fortes. Municípios como Luiz Alves e Joinville foram seriamente atingidos.
A situação também foi grave em Goiás, especialmente em Rio Verde, onde rajadas chegaram a 91,8 km/h. Em diversos pontos da cidade, estruturas ruíram, vias ficaram alagadas e serviços tiveram de ser suspensos temporariamente.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho para grande perigo em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. A previsão indica acumulados de até 100 milímetros nas regiões litorâneas, com rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h.
*Com informações do G1 e Exame
Leia mais em Brasil

São Paulo aparece entre as dez cidades mais estressantes do mundo, aponta estudo

Estátua da Havan desaba com rajadas de vento em RS

Marido tentou reanimar mulher após queda do 10º andar

Personal trainer morre após atear fogo em si mesmo e na esposa, em Alagoas

Imagens revelam apartamento após discussão e queda de mulher do 10º andar

