As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Inep anula três questões de prova do Enem por “similaridades pontuais”

A PF foi acionada para investigar quem divulgou o conteúdo e se houve quebra de sigilo ou má-fé na circulação dessas informações
18/11/25 às 15:35h
Inep anula três questões de prova do Enem por “similaridades pontuais”

(Foto: reprodução)

Três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) serão anuladas por motivos de “relatos de antecipação de questões similares”, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (18/11). O órgão confirmou ainda que vai acionar a Polícia Federal (PF) para efetuar a anulação. A decisão foi tomada pela comissão que monta o exame, que analisou o caso e determinou a retirada das questões para garantir a lisura da aplicação.

Em nota, o órgão reforçou que a validade e a igualdade do exame estão mantidas. O Inep explicou que o Enem usa a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que exige pré-testes de questões, e afirmou que nenhum item apareceu exatamente igual ao que foi usado na edição de 2025.

A PF foi acionada para investigar quem divulgou o conteúdo e se houve quebra de sigilo ou má-fé na circulação dessas informações.


Leia mais

Ministério da Educação faz balanço do Enem, que teve quase 30% de faltosos

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação começa em dezembro; saiba detalhes


O caso estourou depois de boatos nas redes sociais envolvendo um estudante de medicina do Ceará, Edcley Teixeira, que fez uma live dias antes da prova mostrando conteúdos que acabaram aparecendo no exame. Ele se apresenta como “mentor” de estudos, tem mais de 17 mil seguidores e costuma publicar previsões de questões. Edcley também participou do Prêmio Capes Talento Universitário, e chegou a afirmar em stories que questões do prêmio serviriam de base para itens futuros do Enem.

Com a repercussão, o Inep classificou o episódio como “similaridades pontuais” e confirmou o cancelamento das três questões.

*Com informações da CNN Brasil.