A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) investiga nesta quinta-feira (22/5) uma possível ameaça de bomba próximo ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em Brasília. O suspeito é um homem acompanhado de duas crianças e uma mulher.
Ele foi identificado como Flávio Pacheco da Silva. A Polícia Militar informou que o objeto tem as características de uma bomba e, por isso, o fato é tratado como ameaça.
Polícia apura possível ameaça de bomba em frente à ministério em Brasília pic.twitter.com/dnsKhJMUqp
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 22, 2025
De acordo com o porta-voz da PMDF, major Raphael Broocke, o homem portava um objeto que aparentava ser um dispositivo de acionamento, o que levantou a hipótese de se tratar de um artefato explosivo.
“Ele apresentava um dispositivo que poderia ser um acionador, então tratamos como se fosse um artefato explosivo para garantir a segurança de todos no prédio e da própria pessoa que faz a ameaça”, afirmou o oficial.
Leia mais
IMAGENS FORTES: Israel intensifica bombardeios em Gaza; pelo menos 70 pessoas morrem
Ataque com bombas em show de Lady Gaga visava público LGBTQIA+, diz polícia
Apesar do incidente, as atividades do ministério não foram imediatamente suspensas. Segundo relatos de servidores, o homem protestava por conta de uma denúncia que teria feito e que, segundo ele, não havia recebido resposta. Ele teria exigido falar diretamente com o ministro da pasta.
Segundo relatou testemunhas, o homem chegou visivelmente alterado, gritando e tentando entrar no edifício, mas foi contido por seguranças. De acordo com o major Broocke, o comportamento da pessoa levantou dúvidas sobre seu estado mental. “Não dá para saber se ele tem algum tipo de deficiência intelectual, mas conseguimos perceber que as falas não estão conexas”, disse.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi mobilizado e permanece no local. O prédio abriga ainda os ministérios do Esporte e dos Direitos Humanos. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a existência de explosivos no pacote. A área foi isolada como medida de precaução, e a ocorrência segue em andamento.