As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Pernambuco investiga casos de intoxicação por metanol; terceira morte está sob análise

Após mortes em SP, autoridades de Pernambuco investigam intoxicação por metanol e suspeita de bebida adulterada
Pernambuco investiga casos de intoxicação por metanol; terceira morte está sob análise

Autoridades de Pernambuco: Delegado de Lajedo, Cledinaldo Orico, e diretora da Apevisa, Karla Baêta (Foto: Iris Costa/g1).

Três casos suspeitos de intoxicação por metanol foram notificados em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na terça-feira (30/9). Um quarto caso está sob análise.

Os casos já notificados aconteceram em municípios do Agreste com uma morte e uma pessoa com perda de visão, em Lajedo, e uma morte em João Alfredo.

A Polícia Civil, no entanto, aponta que em Lajedo, um terceiro homem também bebeu uísque possivelmente contaminado e morreu antes de ser encaminhado ao Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, que é a unidade de saúde referência para as notificações.

Os novos detalhes sobre a investigação de possíveis casos de intoxicação por metanol foram repassados pela diretora da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Karla Baêta, e pelo delegado titular de Lajedo, Cledinaldo Orico, em entrevista coletiva no Recife, nesta quarta (1º/10).

As autoridades detalharam os casos suspeitos de contaminação por metanol:

  • Um homem de 43 anos, de Lajedo, identificado como Celso da Silva, que deu entrada no Hospital da Mestre Vitalino no dia 2 de setembro e morreu uma semana depois, no dia 9;
  • Um homem de 32 anos, de Lajedo, identificado como Marcelo dos Santos Calado que deu entrada no HMV no dia 4 e recebeu alta no dia 23, com perda da visão;
  • Um homem de 30 anos, de João Alfredo, internado na última sexta (26) no HMV e com morte confirmada na terça (30);
  • Um terceiro homem de Lajedo, identificado como Jonas da Silva Filho, que morreu na madrugada do dia 29 de agosto, antes de ser transferido para o HMV.

O delegado titular de Lajedo, Cledinaldo Orico, afirma que os três casos podem ser decorrentes de garrafas de uísque compradas por uma das vítimas, em um caminhão na cidade de Belo Jardim, para revenda.

Segundo o delegado:

Um deles adquiriu esses produtos com finalidade de revenda, mas, ao que indica, não tinha desconfiança da corrupção tóxica dessa bebida e também fez a ingestão. Três pessoas fizeram essa ingestão, duas delas faleceram e uma, graças a Deus, está viva, mas com a visão comprometida”.

De acordo com o delegado, a investigação já analisa as garrafas de uísque entregues à polícia pela esposa de uma das vítimas, que suspeita de adulteração. Exames periciais estão sendo realizados.


Leia mais:

Bares de Manaus se posicionam sobre bebidas adulteradas com metanol

Intoxicação por metanol: entenda sintomas por ingerir químico em bebidas


Mortes por metanol em SP

Até a tarde desta quarta-feira (1º), os episódios confirmados de infecção por metanol se concentram no estado de São Paulo, sendo:

  • 5 mortes confirmadas por intoxicação com metanol;
  • 1 morte confirmada por intoxicação a partir de bebida adulterada;
  • 4 mortes sob investigação da origem da contaminação;
  • 17 casos suspeitos em investigação.

*Com informações de G1.