Morre artista plástico Jonir Figueiredo, aos 73 anos

(Foto: divulgação)
O Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (Cinesur) prestou uma calorosa homenagem ao artista plástico Jonir Figueiredo, que faleceu neste sábado (26/7), em Bonito (MS). O público se despediu com uma salva de palmas, lembrando com emoção do artista que, na noite anterior, esteve presente na abertura do evento, realizada no Centro de Convenções da cidade.
Durante a programação do sábado, uma nota oficial foi lida em tributo a Jonir: “Recebemos com grande tristeza a notícia da partida de Jonir Figueiredo, que nos honrou com sua presença na abertura do festival. Sua trajetória é marcada pelo compromisso inabalável com a arte e a cultura. Jonir deixa um legado de beleza, sensibilidade e profunda inspiração. Nosso abraço solidário vai aos familiares, amigos e admiradores”.
A homenagem seguiu com um chamado à continuidade: “Cabe a nós, artistas e produtores, seguir em frente celebrando aquilo que foi a grande paixão de Jonir: a arte. Que o CineSur siga firme, honrando sua memória. Viva a cultura, viva Jonir!”
Leia mais
Mais da metade dos brasileiros acessa a internet pela TV, aponta pesquisa
Natural de Corumbá, Jonir era formado em Educação Artística pela Faculdade Unidas de Marília (SP) e dedicou sua carreira às cores e paisagens do Pantanal. Desenhista, gravador, performer, pintor e produtor cultural, ele iniciou sua trajetória artística nos anos 1970 e foi um dos idealizadores do Movimento Cultural Guaicuru, coletivo voltado à valorização da identidade sul-mato-grossense, com raízes nas tradições indígenas.
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul também se manifestou com pesar: “Jonir foi um artista singular, um nome que marcou a história cultural do nosso estado. Estava sempre em movimento, buscando novas ideias, novos materiais e espaços para espalhar sua arte. Seu amor pelo Pantanal estava presente em cada traço, em cada técnica que explorava”.
(*)Com informações da Agência Brasil
