As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Latam pede que passageiros arquem custos após voos cancelados

A Latam informou que os clientes podem permanecer na fila de atendimento ou optar por reservar, por conta própria, hotel e transporte
11/12/25 às 09:43h
Latam pede que passageiros arquem custos após voos cancelados

(Foto: Luisa Rany/Metrópoles)

O impacto do ciclone que atingiu o estado de São Paulo ainda provoca reflexos no Aeroporto Internacional de Brasília, onde dezenas de passageiros tentam reorganizar seus planos de viagem após cancelamentos em série. Na manhã desta quinta-feira (11/12), o saguão seguia tomado por filas extensas de pessoas tentando remarcar voos e buscando orientações das companhias aéreas que, segundo relatos, têm oferecido poucas alternativas e, em alguns casos, repassado custos de hospedagem aos próprios clientes.

O mecânico Igor Souza, 28 anos, pretendia viajar ao Maranhão para aproveitar as férias. Ele desembarcou de um voo vindo de Campinas (SP) por volta das 18h30 e contou ao Metrópoles que, desde então, seu “pesadelo” começou. “Nós estamos aqui nessa fila desde às 19h de ontem. Sem comer, sem dormir, sem apoio de nada”, afirmou.

Segundo Igor, a Latam ofereceu hospedagem apenas mediante pagamento pelos passageiros, que teriam de aguardar até o próximo voo disponível, previsto apenas para segunda-feira (15/12).

“Se a gente for ficar aqui até o dia 15, eles querem que a gente vá pra um hotel e pague com o nosso dinheiro, hospedagem, comida, tudo, e depois traga as notas pra eles reembolsarem, sei lá que dia. Se reembolsar no caso, né? Fica complicado”, desabafou.


Leia mais:

Ciclone deve atingir o Brasil no Dia das Crianças; Região Norte pode receber chuvas

Ventos fortes forçam Aeroporto de Congonhas a cancelar voos nesta quarta-feira (10)


O estudante João Vitor, 36 anos, relatou situação semelhante. Ele também recebeu da Latam a orientação de buscar um hotel por conta própria e depois solicitar reembolso. Além disso, contou que a companhia ofereceu a possibilidade de embarcar em um voo fretado, igualmente previsto apenas para segunda-feira (15/12).

Em nota, a Latam informou que os clientes afetados podem permanecer na fila de atendimento ou optar por reservar, por conta própria, hotel e transporte. Para solicitar reembolso, basta apresentar os comprovantes pelo WhatsApp da empresa (+56 9 68250850), sem necessidade de envio imediato.

A companhia destacou ainda que passageiros que não tiveram seus voos cancelados entre 10 e 12 de dezembro também poderão remarcar a viagem sem custo adicional, no prazo de até 15 dias, como forma de reduzir o congestionamento nos terminais.

“A Latam lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões”, informou a empresa.

*Com informações do Metrópoles