Termina às 23h59 desta sexta-feira (2/5), no horário de Brasília, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela Página do Participante, utilizando login no portal Gov.br.
Além dos estudantes que vão prestar o exame este ano, o prazo também se aplica a quem teve a isenção concedida em 2024, mas faltou aos dias de prova e agora quer tentar novamente o benefício. Nesses casos, é necessário justificar a ausência, também até esta sexta-feira.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), têm direito à gratuidade candidatos que:
- Estão matriculados na 3ª série do ensino médio, em escola pública, em 2025;
- Cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal;
- Participam do programa Pé-de-Meia.
Para justificar a ausência no Enem 2024, o participante deve comprovar algum motivo aceito pelo Inep, como: assalto, acidente, falecimento de familiar, parto, internação médica, mudança de cidade para acompanhar parente, entre outros. A justificativa só será aceita se o motivo tiver ocorrido nos dias oficiais de prova (3 e 10 de novembro de 2024) ou nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro).
Leia mais
Enem 2025: prazo pare pedido de isenção é extendido para 2 de maio
Volta às aulas: Redação é ferramenta essencial na hora do Enem; veja dicas
O resultado preliminar da análise das justificativas e dos pedidos de isenção será divulgado no dia 12 de maio. Quem tiver a solicitação negada poderá apresentar recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final sairá em 22 de maio.
Mesmo que o pedido de isenção seja aceito, o candidato ainda precisará realizar a inscrição no Enem 2025 dentro do prazo que será definido em edital futuro. O valor da taxa de inscrição deste ano ainda não foi anunciado. Em 2024, o custo foi de R$ 85.
Na última edição do Enem, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos obtiveram isenção da taxa.