As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Hospitais do Paraná já atenderam mais de 750 feridos vítimas do tornado que teve ventos de 250km/h

Catástrofe no Centro-Sul paranaense deixou pelo menos seis mortos
08/11/25 às 15:18h
Hospitais do Paraná já atenderam mais de 750 feridos vítimas do tornado que teve ventos de 250km/h

Nas imagens, é possível ver casas destruídas, carros revirados e entulhos nos meios das ruas. (Foto: reprodução)

O Paraná enfrenta uma das maiores tragédias climáticas de sua história recente. Um tornado com ventos que ultrapassaram 250 km/h atingiu, na sexta-feira (7/11), a região Centro-Sul do estado, deixando mais de 750 pessoas feridas e ao menos seis mortos, segundo balanço divulgado neste sábado (8).

A cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu, onde 90% das construções foram destruídas ou severamente danificadas. Além das mortes registradas no município, também houve uma vítima fatal em Guarapuava. Equipes de emergência continuam os trabalhos de resgate e o número de feridos pode aumentar.

Hospitais e unidades de saúde da região estão lotados. Em Laranjeiras do Sul, uma das cidades que concentram o atendimento às vítimas, apenas um dos hospitais contabiliza 448 atendimentos, incluindo três cirurgias ortopédicas e uma cirurgia geral. Outras 52 pessoas precisaram ser transferidas para unidades de maior porte em Guarapuava e Cascavel.

A segunda unidade hospitalar de Laranjeiras do Sul também registra 136 feridos, entre eles crianças e gestantes, e já realizou cinco cirurgias de emergência. Na UBS local, 125 pessoas foram atendidas, e uma faculdade da cidade foi adaptada às pressas para receber 18 feridos. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestou 48 atendimentos, incluindo transferências e regulação de pacientes.


Leia mais:

Presidente Lula se pronuncia após tornado que atingiu cidade do Centro-Sul do Paraná

Tornado mobiliza governo a enviar ajuda a Rio Bonito do Iguaçu


As vítimas fatais identificadas em Rio Bonito do Iguaçu são três homens, de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 14 e 47 anos. Em Guarapuava, a vítima é um homem de 53 anos. As autoridades também confirmam um desaparecido, mas o número pode ser maior.

Mais de 50 bombeiros estão mobilizados nos municípios afetados, atuando na busca por desaparecidos, remoção de escombros e apoio às famílias desabrigadas. O governo do estado estuda decretar situação de calamidade pública nas áreas mais devastadas.