Famílias devem atualizar CadÚnico para não perder benefício

(Foto: Lyon Santos/ MDS)
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) alertou que cerca de 6,4 milhões de famílias precisam atualizar seus dados no Cadastro Único até fevereiro de 2026 para não perderem o acesso a benefícios sociais. Entre os programas afetados estão o Bolsa Família (PBF), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
A atualização, que inclui um novo cadastro biométrico, é obrigatória para a concessão, manutenção e renovação de benefícios de seguridade social, conforme estabelece a legislação aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. Para os beneficiários do BPC, a revisão dos dados deve ocorrer a cada 24 meses, sob risco de suspensão do benefício.
Para regularizar a situação, o MDS deu início à Ação de Qualificação Cadastral 2025. A partir de agora, as famílias serão notificadas por meio de aplicativos de programas e de pagamento, orientando-as a buscar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do CadÚnico.
Leia mais:
Alckmin anuncia pacote de medidas para conter alta do preço dos alimentos
Pix por aproximação: Saiba como configurar e usar no seu celular Android
Atualização
A atualização pode ser realizada diretamente pelo aplicativo do Cadastro Único, acessando o ícone de “envelope”, e também será comunicada via Caixa Tem. A Ação de Qualificação Cadastral 2025 será executada de forma escalonada, sem a necessidade de comparecimento imediato aos pontos de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Mensagens de voz na Central de Atendimento da CAIXA também estarão disponíveis para auxiliar na orientação das famílias.
Em fevereiro de 2025, aproximadamente 20,56 milhões de famílias estavam recebendo o Bolsa Família, com o valor médio do benefício no mês passado sendo de R$ 671,81.

Leia mais em Brasil

Acidente em restaurante de BH deixa cliente com queimaduras graves

Autoridades se pronunciam após tragédia em escola que abalou Sobral

Vídeo: Homem salva cão de ataque de pitbull

Léo Lins: MPF pede redução da pena de 8 anos do comediante, condenado por piadas

Dia Mundial Sem Carro destaca alternativas sustentáveis de mobilidade
