Erros simples podem suspender a CNH sem você perceber

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não ocorre apenas por infrações graves no trânsito. Falhas de atenção ao sistema de pontuação e às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também podem resultar na penalidade.
A CNH pode ser suspensa quando o motorista atinge, em 12 meses, 40 pontos sem infrações gravíssimas; 30 pontos com uma infração gravíssima; ou 20 pontos com duas ou mais infrações gravíssimas. A punição também é aplicada em casos de infrações autossuspensivas ou por débitos veiculares não quitados.
Entre os erros mais comuns estão acreditar que o pagamento da multa elimina os pontos, o que não ocorre, deixar de indicar o real condutor quando o veículo é compartilhado e imaginar que os pontos “zeram” automaticamente na virada do ano.
Leia mais
Brasileiros economizam R$ 499 milhões com renovação automática da CNH, diz ministério
Mudanças na CNH: nova prova acaba com a baliza eliminatória
Muitos motoristas também desconhecem quais infrações geram suspensão imediata e não acompanham a situação da habilitação por falta de acesso ao aplicativo oficial.
A principal forma de evitar a suspensão é acompanhar regularmente a pontuação, conhecer as regras do CTB e utilizar o aplicativo CNH do Brasil, que reúne informações atualizadas sobre a habilitação, infrações e veículos cadastrados, ajudando a prevenir transtornos administrativos.
*Com informações do Auto Papo.






